Uma renomada revista de viagens internacional compilou uma série de destinos em Portugal que ninguém pode perder ao visitar o país. A região sul conseguiu ter seis representantes na lista, quatro deles ficam no Alentejo e dois no Algarve.
Conheça agora os 15 destinos segundo a revista britânica Condé Nast Traveller:
Vila Nova de Milfontes
As suas águas atraem visitantes de todo o país e não só. Todos os anos, as praias da zona enchem-se de turistas que aproveitam as águas tranquilas para praticar paddle ou, simplesmente, relaxar sob o sol alentejano. A vila é muito tranquila, mas oferece uma grande variedade de restaurantes e bares.
Azenhas do Mar
De acordo com a Condé Nast Traveller, não há nada mais pitoresco que a pequena aldeia das Azenhas do Mar, com casas caiadas de branco e telhados de terracota no topo de uma colina com vista para a costa rochosa. Esta é, muito provavelmente, uma das aldeias mais fotografadas em Portugal.
Évora
Voltamos ao Alentejo, onde chegamos a uma das cidades mais conhecidas da região, se não a mais conhecida, Évora. Ela é uma cidade medieval, rodeada por muralhas romanas. Aqui o ambiente permanece calmo e acolhedor, embora seja um destino turístico. A revista internacional recomenda uma visita à Sé de Évora, ao Palácio Cadaval e à Praça do Giraldo.
Paredes de Coura
Chegamos quase à fronteira norte com Espanha, onde beneficiamos de uma paisagem verde exuberante com o rio Coura a passar. Este é o local ideal para vivenciar a pura tranquilidade, desfrutar de cascatas e observar a fauna e flora da zona. Para os festivaleiros, todos os meses de agosto podem divertir-se no festival Vodafone Paredes de Coura.
Sete Cidades
Apanhamos agora um voo até aos Açores, mais concretamente à Ilha de São Miguel, onde “mergulhamos” na Lagoa das Sete Cidades, na freguesia do mesmo nome. Na revista pode ler-se que, relativamente às duas cores da lagoa, há uma lenda que diz que o azul e o verde são representados por uma princesa e um pastor, que se apaixonaram antes que o pai da princesa descobrisse o relacionamento. Quando o pastor, de olhos verdes, viu a princesa pela última vez, que tinha olhos azuis, os olhos de ambos choraram tanto que derramaram as cores dos seus olhos para os lagos.
Amarante
Ela é uma das joias escondidas de Portugal. Esta cidade foi berço de um dos principais artistas portugueses do século XX, Souza-Cardoso, e encontra-se, por isso, cheia de obras cubistas deste pintor. A nível gastronómico, recomenda-se experimentar o arroz de pato ou o cabrito grelhado.
Monsanto
Ocupada por Dom Afonso Henriques, que a deu aos Cavaleiros Templários para reconstruirem o antigo castelo romano, esta aldeia foi considerada em 1938 como “a mais portuguesa de Portugal”. As suas pequenas casas espremidas entre enormes blocos de granito fazem os encantos de quem a visita.
Sortelha
A aldeia é rodeada por formações graníticas de aspeto bizarro, sendo uma delas chamada de Cabeça da Velha devido às parecenças com a cabeça de uma mulher idosa. As casas renascentistas da Sortelha levam-nos a uma sensação de viagem no tempo.
Alte
Chegando ao Algarve, refresque-se na Fonte Grande de Alte, uma das nascentes naturais desta vila famosa pela sua pureza e piscinas fluviais. Um piquenique nas suas margens, deliciando-se de um prato de caracóis e uma imperial, ou uns brownies de alfarroba, são a sugestão da Condé Nast Traveller.
Talasnal
Uma das 27 aldeias de xisto, uma verdadeira maravilha da região centro do país. Nesta aldeia, é recomendado fazer uma paragem para almoçar no restaurante Ti Lena e experimentar o cabrito assada com castanhas, ou parar uma das lojas locais para provar o talasnico, um doce feito com mel local, castanhas e amêndoas.
Carvalhal
Perto da Comporta, o Carvalhal tem uma maravilhosa praia de areia branca, cenário perfeito para um passeio de cavalo ao pôr do sol. Ao almoço, experimente umas ostras frescas no Sublime Comporta Beach Club, como sugere a revista britânica.
Lindoso
Situado no Parque Nacional da Peneda Gerês, Lindoso é conhecido pela sua coleção de mais de 50 espigueiros, que se assemelham a túmulos em miniatura feitos de granito e com cruzes no topo. Esta aldeia fica à sombra de um castelo medieval, rodeado por paisagens selvagens que acolhem lobos e águias.
Marvão
Regressando ao Alto Alentejo, chegamos a Marvão e às suas muralhas do século XIII. Esta localidade está situada a 862 metros de altura numa majestosa escarpa virada para Espanha. Aprecie as vistas.
Cacela Velha
Como não poderia faltar, a famosa aldeia de Cacela Velha está na lista das 15 localidades imperdíveis em Portugal. Localizada no extremo leste do belo Parque Natural da Ria Formosa e protegida pelas ruínas de uma fortaleza do século XVIII, as suas casas caiadas de branco são decoradas com azul, o que torna esta aldeia tão carismática. A igreja, do século XVI, foi reconstruída após o terramoto de 1755 e abaixo dela encontramos as areias douradas da praia, uma das mais invulgares da região.
Belmonte
Por fim, temos Belmonte, aquele que parece ser o único local da Península Ibérica que manteve a sua herança cultural judaica desde o século XVI até hoje. Faça uma visita ao Museu Judaico de Belmonte para descobrir mais. Mas não deixe de passar pelo castelo e pela igreja de São Tiago.
Leia também: Quer passar umas férias de luxo no Algarve? Conheça os 10 melhores resorts