As cassetes de música eram presença praticamente obrigatória nos lares dos anos 80 e 90. Se viveu nessa época e se não gosta de se desfazer de algumas memórias, este é o momento ideal para espreitar o seu baú de recordações e objetos que já não utiliza.
Isto porque algumas dessas cassetes podem valer-lhe milhares de euros. Sim, é verdade. Há colecionadores dispostos a pagar um valor absurdo por uma simples cassete de música.
Nos tempos que correm, em que o mercado da música passou por diversas transformações nas últimas décadas, tendo as cassetes dado lugar aos CD’s e estes, posteriormente, tendo também sido substituídos pela música em mp3 e, mais recentemente, pelas plataformas online, as antigas cassetes estão a valorizar cada vez mais.
Desta forma, a revista norte-americana Esquire elaborou uma pesquisa no eBay e chegou à conclusão de que há cassetes não exclusivas em que os colecionares estão dispostos a pagar desde uns simples 10 euros até uns estrondosos 45 mil euros.
Madonna, Madonna (1983)
Lançado em 1983 e relançado dois anos depois, o álbum de estreia de Madonna, que tem o mesmo nome da estrela musical, esteve 168 semanas no top da Billboard com êxitos como Borderline e Lucky Star. Se tem versões usadas deste álbum em cassete, dependendo do estado, elas não lhe valerão mais de 65 euros. Contudo, caso tenha uma edição completamente nova, poderá vendê-la até 350 euros no eBay.
Michael Jackson, Dangerous (1991)
Este foi um dos álbuns mais vendidos de toda a história da música. Se tem uma cassete do rei da Pop em casa que contenha o tema Dangerous, poderá ganhar entre 30 a 440 euros.
Snoop Dogg, Doggystyle (1993)
Uma cassete lacrada do álbum de estreia de Snoop Dogg, Doggystyle, vai valer-lhe mais de 500 euros no eBay. Se apenas tiver uma versão em segunda mão, não desanime, ainda conseguirá lucrar 60 euros.
Alanis Morissette, Jagged Little Pill (1995)
O terceiro álbum de estúdio da cantora Alanis Morissette vendeu mais de 33 milhões de cópias por todo o mundo, graças a êxitos como Ironic e You Shoulda Know. Atualmente, uma cassete usada deste álbum não vale mais do que 10 euros, mas se tiver uma versão lacrada, ela chega aos 600 euros.
Metallica, Ride the Lightning (1984)
Uma cópia usada do segundo álbum de estúdio da banda Metallica pode ser vendida por 150 euros, enquanto uma cassete novinha em folha, nunca usada, vai valer-lhe até mil euros.
Beastie Boys, Licensed to III (1986)
Exemplares usados do álbum de estreia da banda Beastie Boys podem ser vendidos entre 25 a 40 euros, mas se tiver uma versão totalmente nova poderá vendê-la por 1500 euros.
Nirvana, Nevermind (1991)
O famoso álbum da banda Nirvana foi um dos mais vendidos e fica na memória devido ao bebé que aparece a sua capa, a nadar e a tentar agarrar uma nota. Uma cassete usada deste álbum está a ser vendida no eBay por mais de 50 euros, enquanto uma nova pode valer até 1500.
Xero, Xero (1997)
Atualmente conhecida por Linkin Park, esta banda inicialmente teve o nome de Xero. O seu primeiro material gravado está hoje a ser vendido em cassete por valores que atingem os 4 mil euros.
Pearl Jam, Tem (1991)
Também por 4 mil euros está a ser vendida uma cassete nova do álbum de estreia de Pearl Jam, que foi também o maior sucesso de vendas da banda, tendo vendido mais de 15 milhões de cópias.
Aerosmith, Just Push Play (2001)
Preparado para saber o quanto pode lucrar se tiver uma cassete deste álbum da banda de rock americana Aerosmith? Pois bem, ela pode valer-lhe a “módica” quantia de 45 mil euros. Mas atenção, pois apenas conseguirá vendê-la por estes valores caso a sua cassete não apresente, na capa, a palavra “Play” e se a cassete estiver lacrada.
Leia também: É um dos percursos pedonais mais desafiantes e fica no Algarve