O carisma das aldeias mais famosas do país já ultrapassa fronteiras. Recentemente, o jornal norte-americano The Washington Post selecionou 12 destinos ao redor do mundo como sendo os melhores para umas férias longe das multidões e, entre eles, estão as nossas Aldeias do Xisto.
Cidades como Roma, Paris ou Tóquio podem ser muito atrativas para visitar, mas, de acordo com a publicação, estão já sufocadas pelas multidões de turistas e, por isso, não são o lugar mais aconselhado quando o objetivo é realmente descontrair.
Nesse sentido, foram consultados vários especialistas sobre quais os seus destinos favoritos para umas férias mais tranquilas. Fatores como a comunhão com a natureza, a observação da vida selvagem, a proximidade a pequenos rios e a gastronomia local fizeram toda a diferença na seleção destes 12 destinos.
Além das nossas Aldeias do Xisto, fazem também parte desta seleção os seguintes destinos: Bracciano (Itália), Fukui (Japão), Asheville (Carolina do Norte), Dhermi (Albânia), Popayán (Colômbia), Ilhas Órcades (Escócia), Ilha Holbox (México), Tairawhiti Gisborne (Nova Zelândia), Fredericksburg (Texas), Toledo (Belize) e Sumba (Indonésia).
Mas foquemo-nos no nacional. As Aldeias do Xisto são um conjunto de 27 pequenas localidades, datadas do século XII, e que receberam o nome derivado à pedra com a qual foram construídas as suas pitorescas casas.
O conceituado jornal refere-se a estas aldeias como sendo “particularmente populares entre os caminhantes, ciclistas e amantes da natureza”, sugerindo dois ainda dois alojamentos para os leitores que ficaram interessados: as Casas do Côro, em Marialva, e a Cerdeira Home for Creativity, um conjunto de nove casas de xisto remodeladas.
No final do texto do The Washington Post, houve ainda lugar para uma breve menção à gastronomia portuguesa, citando o jornalista e investigador gastronómico Miguel Andrade, que recomenda aos visitantes destas aldeias o prato de chanfana, um guisado de cabra cozinhado com vinho tinto numa panela de barro.
Se todos estes elogios o entusiasmaram a visitar este que foi considerado um dos 12 melhores destinos para umas férias sem multidões, saiba mais no site das aldeias.
Leia também: Posso “pisar” o traço contínuo para ultrapassar ciclistas? Saiba o que diz o Código