
A Biblioteca Municipal José Mariano Gago, em Olhão, foi o espaço escolhido por Goreti Ferreira para apresentar o seu primeiro livro, “Chave do Abismo”.
A sessão decorre no sábado, 10 de Dezembro, pelas 15.30 horas, e conta com a presença, para além da autora, do editor Paulo Afonso Ramos e do artista plástico Ricardo Inácio, autor da capa do livro. Haverá ainda lugar para um momento musical, protagonizado por Toy Picoito.
Goreti Ferreira nasceu em Lisboa, em Agosto de 1974. Viveu na periferia da capital até se fixar em Olhão, há pouco mais de um ano. Licenciada em Relações Internacionais é funcionária pública, tendo mantido, em paralelo com a profissão, a paixão pela escrita.
Pelo meio, entre 2010 e 2012, o blogue palavraslevaasanet.blogspot.com foi o veículo que encontrou para partilhar a sua escrita. Mais recentemente, o blogue assimemmim.blogspot.pt acabou por receber menos atenção da autora, entretanto envolvida numa paixão mais recente, a que conseguiu dar asas em Olhão: a pintura. Frequenta o Centro de Arte de Pintores Olhanenses e, através das telas e dos pincéis, complementa a necessidade permanente que tem de comunicar. Para a autora comunicar é como respirar.
“Chave do Abismo”, onde usa a prosa poética e os pequenos contos, numa entrega total que, ao lermos, nos faz sentir, viver, entrar no outro, numa espécie de resgate emocional.
“Esponja”, diz de si a autora, porque absorve, intui, sente o mundo em seu redor e, através das palavras, partilha.
Um livro que, sendo escrito por Goreti Ferreira, “poderia ser o relato de tantos episódios da vida de qualquer um de nós. A história de todos os abismos que nos assustam enquanto desafios… De todos os abismos a que chamamos vitórias, depois de os ultrapassarmos”.