O formato do nosso planeta é redondo. Isso é um facto comprovado. No entanto, recentemente descobriu-se que nem sempre foi assim e que, na sua criação, a Terra era ligeiramente diferente.
De acordo com as descobertas de um grupo de investigadores da universidade britânica UCLan (University of Central Lancashire), no início o nosso planeta tinha um formato bem mais achatado, parecendo-se muito com um “smartie”, as famosas drageias de chocolate.
Para chegar a esta conclusão, os investigadores usaram simulações de computador para obter modelos da formação de planetas. Através destas simulações, perceberam que os planetas quando se foram em torno das estrelas têm formas achatadas e não esféricas.
Mas como foram desenvolvidos esses modelos que permitiram chegar a tal conclusão? Para isso, a equipa recorreu à chamada teoria da instabilidade do disco, em que os planetas se criam em períodos de tempo relativamente curtos por meio da fragmentação de extensos discos rotativos compostos por gás denso e partículas de poeira, que circundam as estrelas nos seus estágios iniciais de desenvolvimento.
Um dos responsáveis do estudo, Dimitris Stamatellos, revelou ao Daily Mail que estes jovens planetas são, na verdade, esferas achatadas. Isto é, na sua criação, os planetas parecem-se com esferas comprimidas na parte superior e inferior, sendo mais salientes no meio. O tal formato de um smartie.
“Há muito tempo que estudamos a formação de planetas, mas nunca antes tínhamos pensado em verificar a sua forma à medida que se formam nas simulações. Sempre presumimos que eram esféricos e ficámos muito surpreendidos ao descobrir que eram esferas achatadas, muito semelhantes aos Smarties”, avança o investigador ao jornal britânico.
Mas as novidades não se ficam por aqui. Ainda segundo Dimitris Stamatellos, nenhum planeta é totalmente esférico. Mesmo atualmente, a Terra é 0,3% achatada e planetas como Júpiter e Saturno têm, respetivamente, 6% e 10% das suas superfícies achatadas. Já os planetas mais jovens são 90% achatados.
Leia também: Está na dúvida se foi multado pelo radar? Há uma forma de saber