Depois de o escritor e investigador portimonense Nuno Campos Inácio ter dado o seu melhor para homenagear os acordeonistas, escrevendo o livro “O Acordeão no Algarve – Um Século de Histórias e Memórias”, chegou a vez de alguns deles retribuírem com um concerto como sinal de agradecimento.
Deste modo, Nuno Campos Inácio apresentará a obra, na sua terra natal, com um concerto organizado em parceria entre a Arandis Editora e a Organização da XXV Grande Gala Internacional do Acordeão, que conta com o apoio da Academia de Música de Lagos e da Câmara Municipal de Portimão. O espectáculo de apresentação do livro decorrerá no Auditório do Museu Municipal de Portimão, no próximo sábado, dia 23 de Abril, pelas 16 horas.
O espectáculo, que será apresentado pelos locutores Fátima Peres (Rádio Fóia) e Júlio Ferreira (Rádio Alvor), tem já confirmadas as actuações dos Campeões do Mundo Julien Gonzalez (França), Petar Maric (Sérvia) e Pietro Adragna (Itália), a que se junta o Campeão Nacional Francisco Monteiro e outras surpresas musicais, a cargo da Academia de Música de Lagos e Conservatório de Música de Portimão, sendo previsível que venham a comparecer diversos acordeonistas algarvios, que integram a obra de Nuno Campos Inácio.
Com esta iniciativa, os acordeonistas prestam uma homenagem artística ao autor do livro, aproveitando para festejar o aniversário do escritor portimonense.
O livro “O Acordeão no Algarve – Um Século de Histórias e Memórias” será apresentado pelo jornalista Arménio Aleluia Martins e estão já confirmadas as presenças da Directora Regional de Cultura do Algarve, Alexandra Gonçalves, da Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, do Presidente da Direcção da Academia de Música de Lagos, Viegas Gonçalves e do Director do Museu do Acordeão de Paderne, Francisco Sabóia, organizador da XXV Grande Gala Internacional do Acordeão.
O concerto de apresentação do livro é aberto ao público.