A Região de Turismo do Algarve lançou um novo passatempo fotográfico, desta vez subordinado à dieta mediterrânica, registada na lista de património da UNESCO desde 2013.
Os amantes da fotografia são novamente desafiados a pegar nas máquinas e a disparar para ganhar prémios. Têm até fim do mês para participar.
Depois de um passatempo dedicado ao património do Algarve, a RTA e a Direcção Regional de Cultura voltam a juntar-se para promover o destino turístico em imagens, mudando o tema desta vez para a força da identidade mediterrânica na região. E o que pode ser fotografado? Tudo o que diga respeito a esta dieta e ao estilo de vida que ela representa, que abrange no fundo práticas produtivas e extractivas como a agricultura e as pescas, formas de preparação e de consumo dos alimentos, festividades, tradições orais e expressões artísticas.
Em resumo, quem tenha registos de varejadores de oliveiras, de pescadores e de pescado, de frescos nos mercados, dos pastores e do seu gado, da tradição da vinha e do vinho, do convívio prolongado à mesa e de festividades que se repetem ano após ano como a armação do presépio tradicional rodeado de searinhas ou como “os maios”, manifestação relacionada com a chegada do sol e o renascer da natureza, poderá participar. Ou então quem tiver uma boa imaginação que lhe permita retratar outros momentos associados à dieta mediterrânica.
“O passatempo tem o mérito de dar visibilidade à dieta mediterrânica, inscrita na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade, e ao Algarve em simultâneo, já que ele é o cenário obrigatório de todas as fotografias candidatas. Além disso, esta é uma forma de divulgarmos a região: a promoção do destino também deve passar hoje em dia pelas redes sociais, onde temos presença sobretudo através do Twitter e do Facebook”, afirma o presidente da RTA, Desidério Silva.
O passatempo “Raízes mediterrânicas no Algarve – do passado ao presente” vai prolongar-se até ao próximo dia 29. Cada concorrente poderá apresentar três fotografias, que deverão ser acompanhadas pelo preenchimento de um formulário próprio disponível em www.turismodoalgarve.pt, sítio onde também se encontra o regulamento para consulta.
As imagens a concurso serão carregadas online, na página www.facebook.com/VisitAlgarve, para que sejam votadas de 8 a 19 de Setembro pelos internautas, através da atribuição de “gostos”, correspondendo a uma ponderação de 30 % sobre o resultado final (os restantes 70 por cento são da responsabilidade de um júri).
Os vencedores só serão conhecidos no início de Outubro, altura em que se atribuirão os prémios: duas noites de alojamento para duas pessoas num hotel do grupo Luna Hotels & Resorts, mais um conjunto de três peças do ceramista Jorge Mealha (1.º lugar), duas noites de alojamento para duas pessoas no aldeamento Pedras d’el Rei, a par de um passaporte de entrada gratuita em monumentos do Algarve (2.º lugar), merchandising da marca Algarve e um cheque de oferta de publicações da Direcção Regional de Cultura no valor de 25 euros (3.º lugar).
O grupo Luna Hotels & Resorts e o aldeamento turístico Pedras d’el Rei são os parceiros estratégicos da RTA e da Direcção Regional de Cultura do Algarve nesta iniciativa.