Cultura.Sul

Castro Marim leva os Santos Populares sobre rodas aos montes

11-06-2021

No decorrer do evento serão distribuídos manjericos com quadras inéditas feitas pelas associações locais

Junho é o mês dos Santos Populares e, em contexto de pandemia, a Câmara de Castro Marim vai levar a tradição sobre rodas pelas povoações que todos os anos trabalhavam com afinco nesta dinâmica cultural. O concurso de mastros do concelho, uma das tradições de grande apreço dos castromarinenses, dá lugar a um mastro ambulante que circulará por diversas localidades do concelho.

Assim, nas noites entre 13 e 29 de junho, a carrinha "Tradição sobre Rodas, Santos em Casa" sai à rua, engalanada pelas associações locais, com grinaldas de flores, balões e lanternas feitas em papel colorido, criando um ambiente alegre repleto de cores, luzes e animação musical.

O arraial vai acontecendo desta forma itinerante em diversas localidades do concelho de Castro Marim: 13 e 19 de junho na freguesia de Odeleite, 18 e 20 de junho, freguesia de Azinhal, 23, 27 e 29 freguesia de Castro Marim, 25 e 26 na freguesia de Altura.

Com esta iniciativa, o Município pretende “manter a tradição dos Mastros no concelho e levar à população, depois de tão longo período de confinamento, momentos de algum convívio, animação e cor, tão característicos dos festejos dos santos populares”.

A iniciativa “Tradição sobre Rodas, Santos em Casa” tem a organização do Município de Castro Marim e com o empenho e valiosa colaboração das associações e clubes locais: Associação Cultural “Amendoeiras em Flor”, Associação Social da Freguesia de Odeleite, ARCDAA – Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos de Alta Mora, Campesino Recreativo Futebol Clube, Casa do Povo do Azinhal, Clube de Junqueira, Grupo Desportivo e Cultural do Rio Seco, Irmandade do Imaculado Coração de Maria, Clube da Junqueira e “Mito Algarvio” – Associação de Acordeonistas do Algarve.

“É uma iniciativa que vale pelo envolvimento de todas as associações que colaboraram e contribuíram com alguns elementos decorativos”, salienta a autarquia castromarinense.

No decorrer do evento serão distribuídos manjericos com quadras inéditas e feitas pela generalidade das associações.