Cultura.Sul

DRCAlg e Museu Municipal de Faro galardoados pela Associação Portuguesa de Museologia

08-06-2021

O Museu Municipal de Faro vai receber o Prémio Trabalho de Museologia pelo “O Mosaico do Oceano: um tesouro intemporal de Ossónoba” e a DRCAlg o Prémio Instituição pelo seu apoio aos museus e à atividade museológica

A Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) e o Museu Municipal de Faro vão ser distinguidos pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), respetivamente, com os prémios Instituição 2020 e Trabalho de Museologia 2020, em cerimónia que terá lugar, esta quinta-feira, pelas 17:30, no Museu Municipal de Faro.

Também no dia 10 de junho, mas pelas 11:00, a APOM atribuirá ao Museu de Portimão uma menção honrosa relativa ao Prémio Inovação e Criatividade 2020.

O anúncio dos Prémios APOM 2020 realizou-se no dia 10 de dezembro, tendo sido galardoadas duas instituições do Algarve: o Museu Municipal de Faro, com o Prémio Trabalho de Museologia, pelo “O Mosaico do Oceano: um tesouro intemporal de Ossónoba” e a DRCAlg, com o Prémio Instituição, pelo seu apoio aos museus e à atividade museológica. Na mesma sessão o Museu de Portimão recebeu uma Menção Honrosa relativa ao Prémio Inovação e Criatividade, pela "Recriação da descarga da sardinha no cais de Portimão”.

O presidente da APOM, João Neto, deslocar-se-á a estes dois museus, acompanhado da Diretora Regional de Cultura do Algarve, dos respetivos autarcas e diretores de ambos os museus.

Os prémios APOM são atribuídos anualmente pela Associação Portuguesa de Museologia, com o objetivo de “incentivar e premiar a imaginação e a criatividade dos museólogos portugueses, reconhecendo o seu contributo efetivo na melhoria da qualidade dos museus em Portugal, sendo também uma forma de dar visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia no país”.