Cultura.Sul

Monumento de homenagem ao Grupo Folclórico de Faro vai ser inaugurado no Dia de Portugal

07-06-2021

Momento comemorativo intitulado "Corridinho" assinala o 91.º aniversário daquele que é o decano dos grupos de folclore do Algarve e um dos mais antigos do país e que é também responsável pela organização do FolkFaro

O Município de Faro vai inaugurar um monumento de homenagem ao Grupo Folclórico de Faro, intitulado “O Corridinho”, esta quinta-feira, dia 10 de junho, às 10:30, na nova rotunda situada na confluência da Rua Dr. José Filipe Álvares com a Praceta Joaquim Cruz e o Caminho Manuel Vicente em Faro.

Este momento comemorativo assinala o 91.º aniversário daquele que é o decano dos grupos de folclore do Algarve e um dos mais antigos do país e que é também responsável pela organização do FolkFaro, o maior festival de folclore internacional do Sul de Portugal, que se realiza habitualmente na segunda quinzena do mês de Agosto e representa um dos pontos altos da programação cultural da região.

Intitulado “O Corridinho”, o novo monumento de homenagem a esta emblemática coletividade é obra do escultor Carlos de Oliveira Correia, que será revelada no dia 10 de junho (Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas) numa cerimónia que contará com um momento musical e a presença de representantes do Município, do Grupo Folclórico de Faro e de várias outras entidades oficiais.

Em 2002, o Grupo Folclórico de Faro foi distinguido pela Câmara Municipal com a Medalha de Ouro da Cidade. Em 2015 a agremiação recebeu o Prémio Figuras, atribuído pelo Teatro das Figuras, pela realização do FolkFaro. Já em 2017 a Câmara Municipal procedeu à atribuição de uma nova sede social ao grupo, situada no piso superior do edifício histórico do Solar do Capitão.