Cultura.Sul

Viviane recebe prémio no dia do Autor Português

24-05-2021

Cantora, compositora e letrista tavirense foi agraciada em 2020 com o 1º Prémio “Portugal a descobrir Portugal” com a canção “Oh! Meu pequeno país”

Viviane vai receber o Prémio "Portugal a Descobrir Portugal" na comemoração do Dia do Autor Português e do 96º Aniversário da Sociedade Portuguesa de Autores, que vai decorrer esta terça-feira nas suas instalações às 18:00.

Viviane foi agraciada em 2020 com o 1º Prémio “Portugal a descobrir Portugal” com a canção “Oh! Meu pequeno país”. O evento que este ano não terá público, ira ser transmitido em direto na Página de Facebook da SPA.

A cantora, compositora e letrista tavirense nasceu em França e iniciou a sua carreira musical no início dos anos 90 com o grupo "Entre Aspas". Integrou os projetos Camaleão Azul, Linha da Frente e Rua da Saudade e participou em inúmeros discos de artistas nacionais.

O seu desejo de explorar outras sonoridades, levou Viviane a iniciar uma carreira a solo em 2005, na qual traçou um percurso firme e coerente, em que espelhou a sua ideia muito pessoal de uma música nova, sem fronteiras onde o Fado entrelaçado com outros géneros musicais, é revisto à luz de uma sensibilidade pop apurada, elegante e sofisticada à qual dá o nome de “Fado Mediterrânico”.

A celebrar dezasseis anos de carreira a solo, Viviane é considerada a pioneira do estilo musical Fado Mediterrânico: fusão entre as sonoridades do fado com a guitarra portuguesa e a "chanson française" com o acordeão à qual se juntam o contrabaixo, as percussões e teclados. Do seu repertório fazem parte canções com letras da sua autoria bem como poemas de autores portugueses consagrados.

No final de 2017 editou o disco "Viviane canta Piaf", uma homenagem à cantora francesa Edith Piaf. Participou este ano no Festival da Canção a convite da RTP como autora, com o tema “Com um abraço”. Prepara atualmente o seu próximo CD de originais previsto para ser editado no final do ano.