Cultura.Sul

UAlg aumenta oferta formativa com dois novos cursos técnicos superiores profissionais

03-05-2021

Um dos cursos é em Marketing Digital e o outro em Design e Tecnologias Multimédia

A Universidade do Algarve vai aumentar a sua oferta formativa com dois novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), já no próximo ano letivo (2021/2022), um em Marketing Digital e outro em Design e Tecnologias Multimédia.

O CTeSP em Marketing Digital foi criado para dar resposta à crescente exigência das entidades empregadoras a nível de recursos humanos, dotando os atuais e futuros profissionais da área de amplas competências.

Este novo CTeSP, da responsabilidade da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT), pretende "formar profissionais com compacidades para planear, gerir, executar, monitorizar e avaliar, no âmbito das organizações, as operações de marketing digital", explica a UAlg.

Pretende-se que estes profissionais adquiram competências que lhes permitam "desenvolver estratégias para conteúdos digitais; elaborar e coordenar campanhas de marketing digital; gerir as redes sociais da empresa ou organização; criar e gerir um negócio de comércio eletrónico; elaborar e implementar campanhas de email e mobile marketing, entre outras".

O plano curricular foi concebido com o apoio de profissionais do setor, nomeadamente diretores de Marketing de diferentes organizações.

O CTeSP em Design e Tecnologias Multimédia, lecionado pela Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC), visa criar profissionais com uma formação abrangente nas áreas do design e da comunicação, utilizando as tecnologias multimédia como princípio fundamental no seu processo criativo.

O técnico de Design e Tecnologias Multimédia será um profissional "apto a exercer atividades no âmbito da produção de produtos de comunicação audiovisual e multimédia e no desenvolvimento de projetos de carácter artístico, cultural e tecnológico", salienta a UAlg.

Poderá integrar quadros técnicos de pequenas e médias empresas dos diversos setores públicos ou privados, associações de promoção e dinamização cultural, teatros municipais e diversos equipamentos culturais, entre outros, para o desenvolvimento de soluções inovadoras de comunicação.

Um CTeSP é um ciclo de estudos que confere um diploma de técnico superior profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações. Tem a duração de dois anos letivos, constituídos por um conjunto de unidades curriculares organizadas em componentes de formação geral e científica, formação técnica e formação em contexto de trabalho, que se concretiza através de um estágio.

O titular deste diploma poderá ingressar nos cursos de licenciatura da UAlg, através de concurso especial próprio a si destinado, adquirindo o respetivo grau académico.

Sobre a Universidade do Algarve:

A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 8 mil estudantes, 23% dos quais internacionais, oriundos de mais de 85 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade, ultrapassando os 900 estudantes.

Com 41 anos de existência, aparece pela segunda vez consecutiva no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2019, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.

Em 2019 voltou a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects, destacando-se como a melhor universidade portuguesa na área de Hospitality & Tourism Management. O Shanghai Ranking’s selecionou as 300 melhores instituições de todo o mundo, colocando a UAlg no Top 100, com a melhor classificação nacional nesta área, entre as posições 51-75, liderando o lote das quatro universidades portuguesas avaliadas. Pela primeira vez, na posição 101-125, também apareceu no ranking do Times Higher Education (THE) Europe Teaching Rankings 2019, que analisa o desempenho do ensino em instituições de ensino superior europeias.

Em 2020 integra pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 IES, de 85 países, que cumpriram os requisites de inclusão.

A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.

A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a academia do sul do país adquira um estatuto central e internacional.