Cultura.Sul

Maios embelezam o jardim do Bairro Saal em Cabanas de Tavira

03-05-2021

Fruto do trabalho de elementos da Associação de Moradores Amigos Unidos de Cabanas, os bonecos de pano arrancam sorrisos a quem por lá passa

Em Cabanas de Tavira, é possível apreciar vários Maios que desde este sábado, Dia do Trabalhador, embelezam o Jardim Saal.

Os bonecos foram construídos por seis mulheres, pertencentes à Associação de Moradores Amigos Unidos de Cabanas – Bairro Saal, que há pelo menos três anos dão largas à sua imaginação na criação destas personagens, para depois apresentarem no primeiro dia de maio.

Desde sábado, muitos têm sido os que por lá têm passado para ver de perto estes divertidos bonecos, que arrancam sorrisos aos visitantes. Muitos estrangeiros tiram fotos ou filmam para juntar às suas recordações na região.

Para além dos Maios, o jardim também está decorado com motivos alusivos ao mar, ou não fosse Cabanas de Tavira uma vila piscatória. Naquele espaço não faltam uma estrela e um búzio do mar, um golfinho, entre outras espécies marinhas.

O POSTAL deixa-lhe um vídeo da autoria de Carina Gabriel:

Bonecos são apresentado no Dia do Trabalhador

Os Maios são bonecos de trapos brancos, enfeitados com roupas velhas e flores do campo que são criados para celebrar a chegada do mês de maio e da primavera. Estes, habitualmente são acompanhados por versos, dizeres de crítica ou gracejos sociais. São apresentados no dia 1.º de Maio.

Recorde-se que origem da tradição dos Maios, ou Maias, perde-se no tempo e pode ter várias explicações. Segundo alguns, a Maia era uma boneca de palha de centeio, em torno da qual havia danças durante toda a noite do primeiro dia de maio.