Cultura.Sul

Silves: Instalação artística da Ponte Velha dá origem a 210 litros de sumo de laranja

29-04-2021

Sumo das cerca de duas toneladas de citrinos utilizado na réplica da Ponte Velha foi distribuído pelas instituições do concelho

Foto D.R.

O Município de Silves distribuiu esta quarta-feira, junto de instituições do concelho, 210 litros de sumo de laranja proveniente das cerca de duas toneladas de citrinos utilizados na instalação artística da Ponte Velha aquando da realização da 5.ª edição da Mostra Silves Capital da Laranja.

“O Município de Silves congratula-se pelo sucesso da iniciativa que não gerou qualquer desperdício, atendendo a que as estruturas utilizadas no âmbito da instalação artística foram previamente acondicionadas para que os citrinos pudessem ser transformados e utilizados, no final da mostra, para consumo”, refere a presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma.

A autarca agradece “a todos os envolvidos neste processo, desde as Frutas Martinho que ofereceram a matéria-prima para a instalação artística, à empresa LARA – Laranja do Algarve que, a título gracioso, transformou as laranjas em sumo, que foi distribuído pela Associação Humanitária de São Marcos da Serra, Centro Paroquial de Pêra, Castelo de Sonhos e Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines”.

Mostra Silves Capital da Laranja contou com vasto programa de atividades

A 5.ª Mostra Silves Capital da Laranja decorreu entre 16 e 18 de abril em formato totalmente online, com um vasto programa de atividades, onde se inclui a Conferência Laranja XXI, sessões de divulgação com os produtores de laranja de Silves, showcooking e confeção de cocktails, apontamentos de dança, música e magia, e a edição especial do programa de televisão Somos Portugal da TVI.

A mostra foi antecedida com a abertura ao público da instalação artística evocativa do evento, no dia 15 de abril, que apresentava uma réplica da Ponte Velha feita com o recurso a duas toneladas de laranja de Silves, da autoria do artista algarvio Tó Quintas.

No primeiro dia de Mostra (16 de abril) teve lugar a habitual Conferência Laranja XXI, que reuniu online, especialistas num debate sobre os temas que atualmente preocupam os citricultores e colocam desafios a este sector.

No dia seguinte realizou-se uma “visita online” a diversos produtores de laranja, entre as 10:00 e as 12:00. Na parte da tarde, s Associação Barmen do Algarve apresentou um showcooking com a confeção de um apontamento gastronómico com sabor a laranja, seguido de uma sugestão de cocktails com a utilização deste citrino.

No último dia do evento, 18 de abril, teve lugar uma nova sessão de divulgação dos produtores de laranja e uma saborosa sugestão de cocktail com sabor a laranja será apresentada pela Associação Barmen do Algarve. Na parte da tarde, realizou-se o programa da TVI Somos Portugal, especial 5.ª Mostra Silves Capital da Laranja.