Cultura.Sul

Jazz retorna a Faro para aquecer alma dos fãs

Jéssica Sousa

Cristina Mendonça

29-04-2021

Orquestra de Jazz do Algarve Invites The Ladies é o nome do projeto que reúne três concertos presenciais que terão lugar no Teatro das Figuras em Faro, nesta sexta-feira, Dia Internacional do Jazz

Foto D.R. | Kátia Viola

O evento tem início pelas 19:30, com duração de 70 minutos, e convida o público a deixar-se inspirar pelas melodias interpretadas pela orquestra e por quatro vozes femininas consagradas. Clara Buser e Sara Miguel são os “novos valores” e Maria Anadon e Silvia Donati (Itália) reforçam as carreiras "enraizadas”.

O concerto nasce de um conjunto de ideias pensadas ao longo dos últimos anos com a parceria de músicos convidados. Foram selecionadas cantoras com vasta experiência na área e pedidos arranjos originais para a gravação de um cd que vai ser lançado igualmente nesta sexta feira.

O concerto e o disco apresentam sonoridades atuais com a participação de elementos de renome em Portugal como Luís Cunha, Telmo Marques, Johannes Krieger e Hugo Alves.

Hugo Alves, fundador da Orquestra de Jazz do Algarve (OJA), disse ao Postal do Algarve que o jazz começou a crescer em Portugal principalmente depois do 25 de abril e reforça que no Algarve cada vez mais se nota a presença do gosto por este estilo musical pelos populares. A passagem de músicos reconhecidos pelo território algarvio é um bom motivo para a partilha e maior reconhecimento deste género musical.

Lagos será palco do mesmo concerto no sábado, pelas 11:00. Albufeira igualmente, mas com transmissão online no domingo pela mesma hora.

A OJA trata-se de "um projeto de âmbito nacional que tem por pilar central as artes de palco, neste caso a música e como formação principal uma Big Band ou Orquestra de Jazz, com cerca de 17 músicos. Até hoje realizou centenas de concertos por todo o País, registando ainda internacionalizações em Espanha. Destacam-se alguns convites como o da Assembleia da República (2008) para atuar na Sala do Senado, ou outros que a levaram ao Teatro São Luíz, à Praça do Rossio, em Lisboa, aos Festival de Jazz de Minde, Loulé, entre muitos outros", segundo a página oficial de Facebook.

O Teatro das Figuras, em Faro, “apresenta-se como um espaço de difusão das artes performativas contemporâneas, apostado em construir uma relação continuada e criativa com a comunidade onde se insere, ajudando a formar, a olhar, a pensar e a partilhar novas experiências artísticas, contribuindo para o desenvolvimento cultural da cidade, da região e do país”, como consta no site oficial do espaço.