Cultura.Sul

Banda desenhada japonesa: Artista algarvia lança primeiro livro português em formato manga

POSTAL

12-06-2020

A originalidade de Kachisou rendeu-lhe o reconhecimento no Japão, país que deu origem ao “manga”. Vencedora de inúmeras edições da competição mundial de manga, Silence Manga Audition, da editora japonesa Coamix, é-lhe intrínseca a estrutura e arte da banda desenhada japonesa

“Weak” é como se intitula a antologia, com várias histórias em formato manga (banda desenhada japonesa), escritas e ilustradas pela artista algarvia Kachisou.

Para além de ser composto por A Tua Força e Amigos, coletânea de mangas que a levou a arrecadar o primeiro lugar no Concurso da Bubok Portugal – Universo Manga, incluirá também a história Fear.

A obra será publicada em dois formatos: normal e Deluxe. A versão Deluxe será em capa mole com badanas e preenchida por outras narrativas criadas especialmente para esta edição física.

Reconhecida internacionalmente, Kachisou é uma mangaka portuguesa que lança pela primeira vez em Portugal um livro inteiramente em formato manga. Uma arte apreciada globalmente, e que assume na atualidade um papel preponderante na literatura sendo, inclusive, líder de vendas um pouco por todo o mundo.

Dada a particularidade de escrita, leitura, e mesmo narrativa dos livros no Japão, esta publicação destaca-se das demais na sua composição e leitura (da direita para a esquerda).

A originalidade de Kachisou rendeu-lhe o reconhecimento no Japão, país que deu origem ao “manga”. Vencedora de inúmeras edições da competição mundial de manga, Silence Manga Audition, da editora japonesa Coamix, é-lhe intrínseca a estrutura e arte da banda desenhada japonesa.

“Weak” é uma coletânea de “One-shots” manga, ou seja, um conjunto de 3 histórias onde a superação de obstáculos e as emoções são os principais temas.

O tema Fear, disponibilizado online em 2019, rendeu à autora mais de 13 mil visualizações.

Kachisou nasceu no dia 21 de fevereiro de 1994, em Faro, e tem dedicado a sua vida à banda-desenhada japonesa (manga).

Do Japão arrecadou inúmeros prémios e nomeações. Em 2017 teve a sua primeira conquista com um "Award nominee" no SMA7 (Silent Manga Audition), e em 2018, no SMA8, vence o concurso de manga com o título "Grand Prix Runner-up". Este último prémio concedeu-lhe o título de "SMA Masterclass", título exclusivo da editora COAMIX em que o artista consegue todo o acesso a uma network de artistas, editoras e mangakás profissionais bem como direito a um curso intensivo no Japão.

Em 2019 voltou a ganhar outros dois prémios no SMA, desta vez num "round Extra", o prémio "Excellence Award Runner Up" no SMAEx4 e um "Grand Prix Runner-up" no SMAEX5.

Esta jovem promessa é a vencedora do concurso "Universo Manga 2019" que a Bubok organizou em conjunto com o PtAnime.