
A Universidade do Algarve (UAlg) vai dar início a um estudo de diagnóstico da realidade das trocas comerciais entre o sector agroalimentar e os hotéis e restaurantes na região.
Sob a alçada do projecto Agrotur, que tem como objectivo reforçar factores de competitividade das empresas agroalimentares dos territórios de baixa densidade do Algarve, o estudo propõem caracterizar a oferta existente nestes territórios e a procura das empresas do sector do Turismo do Algarve, mapeando, por um lado, as parcerias já existentes e, por outro, analisando estratégias de comercialização e de distribuição.
Em comunicado, a universidade revela que já foram visitadas várias freguesias de baixa densidade incluídas no projecto e, afirma que “apesar de terem uma população bastante envelhecida e mais mobilizada para a produção agroalimentar de subsistência, verificou-se que essa realidade pode estar a mudar”.
“Existe já um conjunto pequeno, mas significativo de excepções: para além dos pequenos produtores que se lançaram com os anteriores programas de apoio e cujos projectos têm vindo lentamente a vingar, encontram-se jovens empreendedores que, com a recente crise, se instalaram nestas zonas mais rurais para capitalizar património familiar até aqui abandonado”, continua a UAlg no mesmo documento.
O projecto Agrotur – Promoção de produtos agroalimentares dos territórios de baixa densidade no sector do turismo vai decorrer até ao final deste ano. É uma iniciativa conjunta do NERA, da UAlg e da Tertúlia Algarvia, financiada pelo CRESC – Algarve 2020.
Os interessados em obter mais informação sobre o projecto deverão contactar o CRIA, através do endereço electrónico [email protected].