CONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO
“Tenho uma viagem agendada para Israel, como posso agora resolver esta situação?”
A DECO INFORMA…
Declaração de estado de guerra em Israel, impedem que se viaje, no imediato, para este território, saiba o que pode fazer se tiver uma viagem marcada para este destino ou como agir se ainda estiver neste país.
Se ainda se encontra no território
Os viajantes portugueses deverão seguir escrupulosamente as orientações das autoridades israelitas. Caso necessite de apoio para deixar o país deve contactar os serviços consulares.
Tratando-se de uma viagem organizada, o consumidor turista deve contactar a sua agência de viagens, que deverá prestar assistência.
Se tem uma viagem marcada
1. Comprou de forma isolada bilhete(s) de avião
Verifique se o voo foi cancelado. Muitos voos estão a ser cancelados por iniciativa das companhias aéreas que, face à situação atual, estão a restringir voos de e para Israel. Não sendo o caso, verifique a tarifa contratada e se a mesma o permitir, solicite o reembolso ou remarcação. Contacte atempadamente a transportadora.
Se a transportadora em causa for a TAP, saiba que a companhia suspendeu os voos para e de Telavive e que, de acordo com a informação disponibilizada no seu website, os passageiros com voos marcados até final de outubro podem remarcá-los sem custos adicionais ou pedir o reembolso do valor.
Se tiver reservado alojamento de forma independente, siga os mesmos passos. Verifique ainda as condições do seguro se tiver contratado um.
2. Comprou uma viagem organizada
Atendendo à situação atual, a segurança poderá estar seriamente comprometida. Logo no dia 7 de outubro foi emitido um aviso no Portal das Comunidades Portuguesas que indica que «em face dos últimos acontecimentos envolvendo lançamento de rockets sobre o território de Israel e correspondentes medidas de defesa para contenção da violência, recomenda-se a máxima prudência em todas as deslocações e ponderação acerca da realização de viagens não essenciais para o Estado de Israel».
Não obstante, a informação concreta a respeito das condições de segurança não parece ter sido atualizada face aos desenvolvimentos recentes.
É expectável que a agência de viagens seja impedida de executar o contrato, devendo, nesse caso, informar o viajante, sem demora injustificada, antes da data de início da viagem organizada e proceder, posteriormente, ao reembolso integral do pagamento efetuado.
A análise da presente situação carecerá de permanente atualização, pelo que a DECO aconselha os viajantes a acompanhar a informação publicada no Portal das Comunidades e a contactar a sua agência de viagens atempadamente.
Em caso de dúvida sobre os seus direitos, contacte a DECO através do número de telefone 21 371 02 00 ou do email [email protected].
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