O concelho de Tavira apresenta, este domingo, um perigo muito elevado de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O concelho de São Brás de Alportel, também no distrito de Faro, encontra-se em risco elevado, de acordo com a informação publicado no ‘site’ do IPMA.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou ainda sob perigo moderado de incêndio rural 33 concelhos do distrito de Faro, Beja, Setúbal, Évora e Leiria.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem, pois, cinco níveis que vão de reduzido a máximo.
A obtenção dos cálculos faz-se a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
As previsões do IPMA para este domingo apontam para períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado na região Sul.
Estão previstos aguaceiros nas regiões Norte e Centro, em especial durante a tarde no interior, onde poderão ser acompanhados de trovoada.
Porém, o vento será fraco, soprando temporariamente moderado (20 a 30 km/h) do quadrante oeste durante a tarde, em especial nas regiões Centro e Sul.
Prevê-se ainda neblina ou nevoeiro matinal e uma pequena descida da temperatura mínima, em especial no litoral das regiões Norte e Centro, e uma pequena subida da temperatura máxima no interior da região Sul.
As temperaturas máximas vão oscilar entre os 18 graus Celsius na Guarda os 27 em Évora e Aveiro.