O acesso generalizado à internet veio permitir que se faça uso de várias ferramentas, uma delas é saber a quem pertence um número que não está registado no nosso telemóvel.
Graças a aplicações e sites essa é uma possibilidade, desde que esse número esteja registado nessas plataformas. O Ekonomista preparou uma lista.
Saiba agora quais são as aplicações e sites que descobrem a quem pertence um número de telefone:
Aplicação Truecaller
A Truecaller é utilizada por cerca de 250 milhões de utilizadores. Com essa extensa base de dados é possível descobrir números de telefone de todo o mundo. Está disponível para Android, iOS e Windows.
Aplicação Hiya
A Hiya é bastante conhecida neste âmbito de descobrir a quem pertence um número de telefone. Para além de ajudar o utilizador a identificar o número que está a ligar pode também bloquear números automaticamente através das preferências do próprio utilizador. “O objetivo? Proteger o utilizador contra spam e chamadas que não interessam”, explica o Ekonomista.
Aplicação NumBuster!
A NumBuster é igualmente uma referência para quem pretende saber a quem pertence um número de telefone. Tem cerca de 500 milhões de números guardados na base de dados. Está disponível para Android, iOS, Windows, Samsung, Amazon, entre outros.
Sites
Nem sempre é possível descobrir-se a origem do número de telefone com aplicações. Quando é esse o caso é possível recorrer a alguns sites. No entanto, a maioria dos sites é utilizado para descobrir números de spam, de empresas que querem vender produtos. Ao contrário das aplicações, estes sites funcionam através das contribuições dos utilizadores.
Dois exemplos de sites para identificar o número de telefone são o: Ligaram-me e o Sync.me que também está disponível como aplicação para Android e iOS.
Leia também: Saiba como interpretar o “20% de chuva” na app de meteorologia do seu telemóvel