Numa história que tem vindo a chamar a atenção em Itália, um reformado italiano, identificado como Umberto V., viu-se confrontado com uma avalanche de multas de trânsito que, em menos de um mês, resultou numa dívida que já atinge os 27 mil euros. A história começou quando Umberto, sem o saber, entrou na “Zona B“ de Milão, onde veículos a diesel semelhantes ao Ford Fusion de Umberto estão proibidos desde 2019.
Umberto, na sua rotina diária, continuou a conduzir o seu Ford Fusion a diesel dentro da mencionada zona restrita, ignorando as limitações que desconhecia. O verdadeiro problema surgiu quando a primeira multa chegou, pois já se tinham acumulado algumas aquando desta notificação.
Carros a diesel, como o Ford Fusion, não garantem os padrões de emissões Euro 6, sendo estes motores os necessários para poder circular nesta zona da cidade de Milão
Em declarações ao jornal La Repubblica, Umberto partilhou a sua frustração ao revelar que as multas começaram a chegar numa cadência incrível, atingindo uma média de 10 por dia.
Acreditando que “tudo estava em ordem,” o reformado viu-se com uma dívida crescente e perplexidade face à rápida acumulação de penalizações.
É importante destacar que o sistema de monitorização de tráfego em Milão, bem como noutras cidades europeias, utiliza câmaras de vigilância para detetar e aplicar multas automaticamente a veículos que infringem as restrições de circulação em zonas designadas.
Desta forma, as multas foram geradas de forma sistemática, transformando uma pequena infração de trânsito numa montanha de dívidas em menos de um mês.
Em Portugal, também já existem restrições quanto à circulação de veículos com matrícula anterior ao ano de 2000. Estas restrições de circulação para estes carros dizem respeito à zona 1, que vai do eixo da Avenida da Liberdade à Baixa, limitada a norte pela Rua Alexandre Herculano, a sul pela Praça do Comércio e abrangendo a zona entre o Cais do Sodré e o Campo das Cebolas).
Já os carros com matrículas anteriores ao ano de 1996 estão impedidos de circular na zona 2, definida pelos limites Avenida de Ceuta, Eixo Norte-Sul, Avenidas das Forças Armadas, dos Estados Unidos, Marechal António Spínola, do Santo Condestável e Infante D. Henrique.
Leia também: Será que um fiscal de estacionamento pode fotografar o interior de viaturas multadas?