Quando vamos às compras, o prazo de validade é um fator a ter em conta na hora de escolher um iogurte, um leite ou até uma determinada carne. No entanto, se deita fora um alimento assim que o prazo de validade termina, poderá estar a contribuir para um maior desperdício alimentar. É que há alimentos que podem ser consumidos em segurança durante mais alguns dias ou até semanas.
Se o alimento está fora do prazo, antes de o deitar fora confirme no rótulo, junto à zona onde está indicada a data de validade, se diz “consumir até”, “consumir de preferência antes de” ou “consumir de preferência antes do fim de”. Caso esteja perante a primeira situação, significa que o consumo após a data de validade é perigoso para a sua saúde. Por outro lado, se estiver perante uma das outras duas situações poderá consumir o produto mesmo fora da validade.
De qualquer forma, deverá ainda observar, cheirar e provar o alimento para testar se este permanece em condições. Só depois poderá efetivamente decidir se terá de o deitar fora ou se pode consumi-lo. A Too Good To Go fez uma lista com os 10 alimentos que normalmente podem ser consumidos após o fim do prazo de validade.
Enquanto o leite e os ovos podem durar mais algumas semanas, a manteiga, os sumos de fruta, as compotas, as bolachas, o chocolate e a farinha chegam a poder ser consumidos até alguns meses depois do fim do seu prazo de validade. Já a cerveja, por exemplo, chega a ser consumida anos após o fim da validade, sem qualquer perigo para a saúde. Por seu turno, apenas pode guardar o fiambre por uns dias depois de terminada a sua validade.
Leia também: Lavar a loiça à mão ou na máquina? Qual a opção mais simpática para as contas do mês? Saiba aqui