
Sob o mote “neste Natal plante uma árvore e cultive o futuro”, o Pai Natal chegou a Monchique este sábado com árvores autóctones do concelho, como o Castanheiro, o Pinheiro, o Medronheiro e o Carvalho, para distribuir pela comunidade.
“Para que todos possam cultivar e contribuir para a construção de um futuro melhor com respeito pela grande riqueza natural deste concelho”, refere a autarquia em nota de imprensa.
“Depois de um Verão que manchou de preto e cinza a verdejante Serra de Monchique”, esta iniciativa surge com o propósito de chamar à atenção para a reflorestação, “quer das zonas ardidas, quer também de toda a serra cuja preocupação ambiental deve estar um pouco na atitude de cada um, pelo que se deve começar pelos mais novos neste longo trajecto”, acrescenta.
Com este presente inusitado o município de Monchique quis que este ano a mensagem da sustentabilidade e da necessidade para uma mudança de mentalidades na utilização de recursos, fossem as mais importantes prendas no sapatinho de todas as crianças.
“Na verdade, esta é uma época do ano em que há um consumo excessivo e os resíduos recolhidos nos dias seguintes demonstram que ainda há um longo caminho a percorrer na racionalidade e utilização de alguns bens de consumo”, defende a Câmara monchiquense.