Oito concelhos do distrito de Faro e dois de Portalegre apresentam este domingo um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Sob risco máximo de incêndio estão metade dos 16 concelhos do Algarve, respetivamente, Aljezur, Lagos, Monchique, Portimão, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, e dois no distrito de Portalegre: Marvão e Portalegre.
O IPMA colocou também mais de meia centena de concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Vila Real, Viseu, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Beja e Faro em perigo muito elevado.
Grande parte dos outros concelhos de todos os distritos do continente está este domingo em perigo elevado de incêndio.
Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê para este domingo céu pouco nublado, com uma pequena descida de temperatura no litoral das regiões Norte e Centro e uma pequena subida da temperatura máxima na região Sul.
As previsões indicam que as temperaturas mínimas vão variar entre os 13ºC (Braga) e os 22ºC (Portalegre) e as máximas entre os 28ºC (Viana do Castelo e Guarda) e os 36ºC (Santarém, Setúbal e Sines).
As temperaturas máximas também vão rondar os 36ºC em dois concelhos algarvios, mais precisamente 36,5ºC em Aljezur e 35,6ºC em Alcoutim, com os restantes 14 concelhos do distrito de Faro a variar entre os 29,8ºC em Olhão e os 34,2ºC em Silves.
Leia também: Percevejos chegaram a Portugal e vieram para ficar