O grupo Padel e etc da Vilamoura Tennis & Padel Academy organiza no próximo sábado, pelas 16:00, um torneio de Padel solidário para ajudar o pequeno Martim Cruz. Um menino de três anos que, para ultrapassar as limitações físicas inerentes à sua doença, necessita de realizar terapias intensivas de alto custo.
Ao mesmo tempo, estão a ser vendidas rifas por 2,5 euros, que reverterão a favor do Martim, cujo sorteio terá lugar no mesmo dia na Vilamoura Tennis & Padel Academy, incluindo vários prémios.
“O Martim nasceu em plena pandemia em 2020 e por negligência médica durante o parto sofreu de hipoxia isquémica e com um diagnóstico de Tetraparésia Distónica – Paralisia Cerebral”, explica a organização em comunicado.
O Martim ficou afetado para toda a sua vida e atualmente tem um atestado multiusos de 85% de incapacidade motora. Desde os 15 dias de vida foi seguido com fisioterapia no Hospital de Faro.
Aos cinco meses foi transferido para a APPC – Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, em Faro, onde é acompanhado em fisioterapia e realiza três horas por semana.
Aos dois anos, depois de muita luta dos pais conseguiu também ser acompanhado na terapia da fala com uma hora semanal, que se tem revelado importante, mas insuficiente.
Neste momento o Martim, continua sem ter acesso a terapia ocupacional, sendo esta fundamental para o seu desenvolvimento.
Os pais, nunca desistindo e procurando o que pode fazer a diferença para o Martim, iniciaram tratamentos intensivos na Clínica Kinésio, em Espinho, por períodos de cinco semanas.
São tratamentos não comparticipados, que estão a ter excelentes resultados, mas têm custos elevados, aproximadamente 7.000€ cada tratamento intensivo, que inclui fisioterapia, terapia da fala, terapia ocupacional, Método Padovan e TDCS – estimulação elétrica transcraniana, para além dos custos com habitação, deslocações e alimentação.
Todas as ajudas são de extrema importância para que a qualidade devida do pequeno Martim possa melhorar.
Os donativos para a Kinésio Clínica Médica Reabilitação Lda podem ser feitos através da conta 14611032.000.001 ou do IBAN PT50 0010 0000 4611 0320 0019 0.
O donativo tem se ser com valor igual ou superior a 50 euros, a pedido da Kinésio. O comprovativo deve mencionar donativo para Martim Silva Cruz e ser enviado para a clínica através do email [email protected].
A clínica, após analisar o recebimento do donativo na conta, irá efetuar a fatura com os dados da empresa com discriminação de tratamentos intensivos para o Martim Silva Cruz.
Leia também: Rotary Club de Loulé organiza Gala de Solidariedade a favor da ASMAL