
A Marinha informou esta quarta-feira ter resgatado três náufragos, que “aparentavam boa saúde”, de uma embarcação de pesca que virou a sul da barra de Olhão e lançou um alerta à navegação na zona pelo afundamento da mesma.
A operação foi coordenada pelo Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o capitão do Porto de Olhão, e visou o resgate de três pessoas que se encontravam a bordo da embarcação de pesca “Ebenezer”, adiantou a Marinha num comunicado.
“O alerta foi dado às 13.31 horas locais, na sequência de uma comunicação efectuada pela embarcação de pesca Ebenezer, que se encontrava a duas milhas a sul da Barra de Olhão, com três pessoas a bordo, seguras à embarcação já virada e sem coletes salva-vidas”, explicou a Marinha.
Participaram na operação uma embarcação salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos, uma lancha da Polícia Marítima e um navio da Marinha, referiu a mesma fonte, acrescentando que a embarcação de pesca “Belinha” estava na zona e também se envolveu nas operações.
“O MRCC Lisboa manteve contacto com os náufragos, garantindo a articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes. Cerca das 14.49 horas, os tripulantes da embarcação ‘Ebenezer’ foram recolhidos, aparentando estar bem de saúde, pela lancha da Polícia Marítima, que tinha embarcado elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM)”, referiu ainda a Marinha.
Os náufragos, todos de nacionalidade portuguesa, foram assistidos no local pelo INEM e pelos bombeiros, sendo depois encaminhados para o Hospital de Faro”.
(Agência Lusa)