O Jardim 5 de Outubro, em Lagoa, recebeu uma nova casa de banho pública, há muito aguardada pelos frequentadores daquele jardim, substituindo assim a velhinha casa de banho que lá existia. A mesma foi adquirida e implementada através do Orçamento Participativo (OP), uma vez que foi uma das propostas vencedoras, numa das edições do Orçamento Participativo Lagoa, que já conta com sete edições.
“A substituição da antiga casa de banho pública foi uma proposta apresentada por um grupo de seniores que frequenta aquele jardim diariamente e que há algum tempo reivindicava melhores condições para o mesmo”, explica a autarquia em comunicado, acrescentando que “a proposta foi agora concretizada com um investimento de 20.347,37 euros (mais IVA)”.
O Orçamento Participativo é uma iniciativa que acontece anualmente, em Lagoa, desde o ano de 2014 e que disponibiliza à população 300 mil euros para a concretização de propostas que são apresentadas e votadas nas sessões do OP e, posteriormente, colocadas à votação da população.
Infelizmente, devido à pandemia Covid-19, no último ano esta iniciativa não se realizou, voltando agora no decorrer do ano de 2022, numa versão mais atualizada. Os serviços do Município encontram-se a finalizar um novo regulamento que vai de encontro ao melhoramento do Orçamento Participativo de Lagoa.
“A participação de todos os Lagoenses é fundamental para alcançarmos um concelho cada vez mais adequado às necessidades de todos, mais moderno, mais inclusivo e mais inteligente. Agradeço a participação dos nossos seniores em todas as edições do Orçamento Participativo”, considera Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.