
A diretora-geral da Saúde destacou hoje que “todos os dias” se tem assistido a uma “diminuição do número de óbitos” por covid-19 e que os níveis de letalidade de Portugal “estão de acordo com as letalidades gerais de outros países”.
“Todos os dias, felizmente, temos assistido a uma diminuição do número de óbitos. Hoje, por exemplo, tivemos 18 óbitos. É esta proporção entre o numerador [número de mortos] e o denominador [número de infetados] que dá o aumento da taxa [de letalidade]”, explicou Graça Freitas na conferência de imprensa diária sobre a situação epidemiológica em Portugal.
De acordo com a responsável da Direção-Geral da Saúde (DGS), os níveis de letalidade de Portugal ”estão de acordo com as letalidades gerais de outros países”, sendo “normal” que o valor aumente “à medida que o tempo vai passando.
“A letalidade é a uma proporção entre as que pessoas que adoecem e as que morrem. No inicio temos muitos casos [de infeção]. Só passado um determinado período é que ocorre o óbito. À medida que o tempo vai passando, o numerador vai aumentando em relação ao denominador”, observou Graça Freitas.
Portugal regista hoje 1.007 mortos associados à covid-19, mais 18 do que na quinta-feira, e 25.351 infetados (mais 306), indica o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção Geral da Saúde.
Comparando com os dados de quinta-feira, em que se registavam 989 mortos, hoje constatou-se um aumento de óbitos de 1,8%.
Quanto ao boletim divulgado na quinta-feira, comparando com os dados de quarta-feira, em que se registavam 973 mortos, registou-se um aumento de óbitos de 1,6%.
RELACIONADO:
DGS corrige números total de infetados. Há mais 16 mortes por Covid-19 em Portugal
Algarve sem novos casos há 48 horas. Portugal com 1.023 mortos e 25.190 infetados
Milionário britânico voa em jato privado para casa de luxo no Algarve
ÚLTIMA HORA: Dois homens estrangeiros infetados detidos em Albufeira
Estudo prevê fim da pandemia em Portugal a 18 de julho
Voo rasante surpreende as pessoas em Tavira [Vídeo]
Casamento com cerca de 200 pessoas durante estado de emergência
“O inimigo não é o vírus, o inimigo é o outro: o de transmitir o vírus”
Diocese do Algarve coloca trabalhadores não clérigos em ‘lay-off’
Espanha desinfeta praia com lixívia e destrói o areal
Trabalhadores agrícolas de nacionalidade romena estão retidos em Castro Marim
Mais uma vítima mortal no lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime por covid-19
Há 399 crianças infetadas com menos de 10 anos em Portugal
Albufeira isenta consumidores das tarifas de água, águas residuais e resíduos