Vladimir Putin acusa o Ocidente de estar a ficar com a maioria dos cereais que saem da Europa, enganando assim as nações mais pobres. O Presidente russo avisa que não cumprirá os envios de gás e petróleo se os preços máximos forem fixados.
“Se excluírem a Turquia como intermediária, então praticamente todos os cereais exportados da Ucrânia serão enviados não para os países mais pobres e em desenvolvimento, mas para os países da UE“, disse o chefe de Estado da Rússia durante o 7.º Fórum Económico Oriental, que decorre em na cidade russa de Vladivostoque.
A proposta tem como pano de fundo a tentativa de cortar o financiamento da campanha militar russa na Ucrânia, numa altura em que a União Europeia adquiriu 54% de todos os combustíveis fósseis exportados pela Rússia desde o final de fevereiro, por um valor de cerca de 85 milhões de euros.
“Não faremos nada que nos seja imposto. Só nos restará uma coisa, como diz o conto russo: Congelem, congelem a cauda do lobo!”.
E foi uma Europa congelada que a companhia estatal russa Gazprom mostrou através de um vídeo. Num tom melancólico, mostra a visão de uma Europa a tremer dentro de alguns meses, sem o gás russo.
- VÍDEO: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL