
Várias orcas foram avistadas ao largo da Ilha Deserta e do Farol, em Faro. “Uma passagem que é habitual, nesta altura do ano, e que mostra a natureza no seu esplendor”, destaca o Municipio de Faro na sua página de Facebook.
A Orca (Orcinus orca) é o membro da família dos golfinhos de maior porte e é um superpredador versátil, que inclui na sua dieta presas como peixes, moluscos, aves, tartarugas, focas, tubarões e animais de tamanho maior quando caçam em grupo, como por exemplo baleias.
Apesar de “baleia-assassina” ser uma designação incorreta, por ser uma tradução direta do inglês “killer whale”, e pelo facto de o animal não ser uma baleia, ela é comummente usada.
É o segundo mamífero de maior área de distribuição geográfica – logo a seguir ao homem – é encontrada em todos os oceanos e pode chegar a pesar nove toneladas.
As orcas têm uma vida social complexa, baseada na formação e manutenção de grupos familiares extensos. Comunicam-se através de sons e costumam viajar em formações que assomam ocasionalmente à superfície.
A primeira descrição da espécie foi feita por Plínio, o Velho, o qual já a descrevia como um monstro marítimo feroz.

Vídeo enviado por Isidoro Gago (Oceanic, Lda). Orcas frente a ilha da Fuseta às 10 horas da manhã, a 3 milhas da costa (28/06/2021)