Uma ação de voluntariado ambiental intitulada “Zero Desperdício” decorreu no âmbito do programa de atividades da Receção ao Caloiro, com a participação de mais de uma centena de estudantes.
Durante dois dias os jovens dedicaram-se à entrega de baldes, sensibilizando a população da área-piloto do projeto de recolha seletiva de resíduos orgânicos para a importância de separarem os seus restos de comida.
A iniciativa, dinamizada pelas associações académicas do Instituto Manuel Teixeira Gomes e da Universidade do Algarve, em parceria com a EMARP, contemplou duas ações de informação com vista à sensibilização dos jovens para a necessidade urgente de adotarem práticas sustentáveis.
O objetivo é a redução, reutilização e reciclagem dos resíduos, com o grande objetivo de diminuir o volume de recursos enviados para o aterro sanitário.
Durante a realização da atividade, os estudantes assumiram o papel de agentes de sensibilização ambiental, promovendo ativamente o projeto-piloto que tem a finalidade de transformar restos de comida em fertilizante natural.
A realização desta atividade permitiu à EMARP partilhar valores fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis e a elevada participação dos estudantes demonstrou o seu alinhamento com a causa da sustentabilidade, revelando uma excelente forma de iniciarem o seu percurso académico.
Leia também: EMARP instala 40 cinzeiros de praia para a correta deposição das beatas de cigarro