A dúvida é frequente e muitas são as futuras mães que pensam ser proibido viajar de avião durante a gravidez. Viajar de avião é permitido, mas existem alguns cuidados a ter. Neste artigo explicamos quais os requisitos necessários para voar através da TAP, caso esteja à espera de bebé.
No caso de se tratar de uma gravidez sem complicações, a TAP aconselha-a a viajar até à 36ª semana de gestação, no entanto, caso esteja grávida de gémeos ou trigémeos, o conselho da companhia aérea portuguesa é viajar apenas até à 32ª semana de gestação.
De qualquer modo, a partir da 28ª semana de gestação, a TAP exige que a futura mãe se faça acompanhar de uma declaração médica, atestando que a sua gravidez não tem complicações e o tempo de gestação. Para além disso, o médico terá ainda de declarar que a gravidez não impede a sua paciente de viajar de avião.
Embora seja aconselhável voar apenas até às 36 semanas de gestação, a TAP Air Portugal não a impede de viajar nas semanas seguintes. Para isso terá de recorrer ao médico TAP para obter autorização para embarcar. Será também necessário pedir autorização para viajar ao médico TAP, se a sua gravidez for de risco ou alto risco, assim como para o caso de estarem previstas complicações no parto ou se houver risco de aborto.
Se estiver grávida e for viajar, a companhia aérea de bandeira aconselha-a a não ingerir durante o voo bebidas gaseificadas e leguminosas, dado que estas podem agravar a distensão dos gases a nível dos intestinos, o que lhe pode causar incómodo durante a viagem.
Leia também: Saiba onde é mais caro ou barato comprar e arrendar casa no Algarve