Com o ano 2024 prestes a terminar, é tempo de analisar os principais fenómenos meteorológicos extremos em Portugal. Nesta viagem anual, Alfredo Graça, geógrafo e especialista da Meteored Portugal (tempo.pt), analisa e expõe o top-3 do nosso país, segundo a Meteored.
A previsão de Alfredo Graça, geógrafo e editor-chefe da Meteored Portugal
De inundações a derrocadas, ciclones e incêndios e até mesmo 1 tornado, o ano 2024 em Portugal caracterizou-se pela ocorrência de inúmeros fenómenos meteorológicos extremos. Conheça o top-3 da Meteored.
Tornado, um evento muito raro em Portugal, surpreendeu Lisboa em março
Ao início da tarde do dia 28 de março de 2024 ocorreu um fenómeno meteorológico bastante raro em Portugal. Na semana em que o país estava a ser afetado pela Depressão Nelson, os condutores que circulavam pela Ponte Vasco da Gama, em Lisboa, foram surpreendidos por um tornado que, uns minutos mais tarde, chegou a provocar alguns estragos em infraestruturas na Margem Sul.
Kirk, o ciclone nascido dos restos de um furacão. Provocou mais de 2500 ocorrências em Portugal
Entre 8 e 9 de outubro, um poderoso temporal de chuva, trovoada, vento forte e agitação marítima, provocado pela passagem do ciclone extratropical Kirk, afetou várias regiões de Portugal continental. Houve mais de 2500 ocorrências, a maioria delas na Região Norte. Felizmente não houve vítimas a lamentar, mas os danos materiais foram inúmeros: desde quedas de árvores, derrocadas e inundações até cortes de estradas, destruição de várias culturas agrícolas e ainda, mais de 300 mil pessoas que ficaram temporariamente sem eletricidade.
Os fatídicos incêndios de agosto e setembro 2024 na Madeira e em Portugal continental
Os incêndios de setembro de 2024 foram o evento mais trágico do ano no país, sem esquecer os ocorridos em agosto na Madeira.
Entre os dias 15 e 21 de setembro de 2024, o Norte e o Centro de Portugal continental estiveram expostos ao tempo quente e extremamente seco, possivelmente combinado com mão criminosa, o que se traduziu em mais de uma centena de incêndios. O resultado foi trágico: 9 pessoas morreram, 143 ficaram feridas, o fogo consumiu mais de 135 mil hectares e os distritos de Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu foram os mais afetados.
Leia também: Tolerância nos radares de velocidade? Saiba qual é a margem de erro aceite
Sobre a Meteored – Tornou-se num dos projetos-líder sobre informação meteorológica a nível mundial, com mais de 20 anos de experiência. Atualmente, as nossas previsões, modelos e notícias são oferecidas em todo o mundo através de diferentes meios e plataformas. É graças à nossa experiência, qualidade e dedicação que milhões de pessoas confiam em nós para planear a sua vida, todos os dias. A Meteored conta, também, com uma equipa de redação internacional, localizada em vários países do mundo. Os nossos especialistas em meteorologia, meteorologistas e jornalistas encarregam-se de manter-nos informados sobre os acontecimentos meteorológicos mais importantes da atualidade, bem como em ilustrar e explicar as situações mais significativas que ainda estão para chegar. |