Na hora de comprar voos, os viajantes andam sempre à procura da forma mais económica de adquirir as suas passagens aéreas. Se pesquisar na Momondo ou no Google Flights, o preço será mais ou menos o mesmo. Contudo, após as primeiras pesquisas, vão começar a aparecer vários anúncios da eDreams, Rumbo e Opodo com propostas de voos a preços bem mais aliciantes.
O primeiro instinto é recorrer a uma destas agências de viagens “low-cost” online, embora, no fim, o custo dos voos acabe por ser mais elevado do que se comprar os bilhetes no site da companhia aérea. O que acontece no caso da eDreams é que, para adquirir os voos a um preço bem mais barato, os clientes acabam por fazer a subscrição “Prime” sem conhecimento da mesma, tal como avança o Jornal de Notícias.
É que uma vez terminado o período experimental gratuito, os clientes que fizeram a subscrição e não a cancelaram estão sujeitos ao pagamento de uma taxa anual que pode variar entre os 55 e os 85 euros e que permite aceder a estes descontos ao longo do ano. A cada ano que passa, a subscrição é automaticamente renovada e o valor da anuidade é debitado da conta do cliente.
Só este ano, as reclamações relacionadas com a subscrição da tarifa “eDreams Prime” aumentaram 48,2%, em relação a 2022. O Portal da Queixa confirma a receção de dezenas de reclamações, que se estendem também a outras agências de viagens online, como a Opodo, Rumbo e Volotea.
O caso de Elsa Sousa
O Jornal de Notícias faz referência ao caso de Elsa Sousa, que se viu tentada a comprar duas viagens para a Irlanda, no ano passado, por 140 euros, na eDreams. Elsa subscreveu a tarifa sem “consciência” de o ter feito e ficou surpreendida quando lhe foram debitados mais 50 euros da conta.
Após tentar anular a operação sem sucesso, escreveu à eDreams, e depois voltaram a retirar-lhe 50 euros da conta. ” A assinatura é renovada automaticamente, caso não seja cancelada, o que gera o débito”, esclarece a empresa.
STATEMENT OFICIAL EDREAMS ODIGEO
O Prime é a maior plataforma de subscrição de viagens do mundo, com mais de 5.2 milhões de membros que usufruem dos seus benefícios em 10 países. Durante o processo de reserva é apresentado como um serviço opcional, e os viajantes aderem proativamente após confirmarem que leram e compreenderam os termos e condições. Todos os benefícios e detalhes da subscrição anual são apresentados de forma bem visível, garantindo que todos os clientes tomam uma decisão informada sobre a adesão ao programa. Após a subscrição do Prime, cada membro recebe uma confirmação por correio eletrónico. Para uma maior transparência, oferecemos a todos os nossos clientes um período experimental gratuito de 30 dias para usufruírem de todas as vantagens do programa sem qualquer custo, permitindo-lhes familiarizar-se com o serviço antes de se comprometerem.
No que diz respeito ao caso da Sra. Elsa Sousa, podemos confirmar que tomou a decisão de aderir ao Prime ao fazer uma reserva em agosto de 2022, beneficiando assim de um desconto direto nessa mesma reserva no valor de 41.54 €. A cliente foi devidamente informada sobre todos os aspetos da sua subscrição, tanto antes como depois da compra, e recebeu uma notificação por e-mail com o assunto “Confirmado: acabaste de aderir ao eDreams Prime”, que confirmava os dados da sua subscrição. A Sra. Elsa Sousa tinha a possibilidade de cancelar a sua subscrição sem esforço a qualquer momento, quer através dos canais de contacto oficiais fornecidos neste e-mail de confirmação que lhe foi enviado, quer na sua conta pessoal da eDreams, clicando em “Cancelar a minha subscrição”. No entanto, os nossos registos mostram que a Sra. Elsa Sousa não apresentou qualquer pedido ao nosso Serviço de Apoio ao Cliente, nem relativamente à sua assinatura nem a qualquer outro assunto. Apesar de a sua questão ter sido colocada numa plataforma externa e não diretamente connosco, as nossas equipas providenciaram prontamente uma resolução que lhe foi favorável.
Enquanto agência de viagens online líder em Portugal, a satisfação do cliente é a nossa maior prioridade. A eDreams orgulha-se de ter sempre um elevado índice de satisfação dos clientes, comprovado não apenas pelos nossos dados internos, mas também por plataformas independentes. A eDreams ocupa orgulhosamente a primeira posição da sua categoria no Índice de Satisfação do Portal da Queixa e ganhou o título de “Marca do mês” durante os últimos dois meses consecutivos. No Trustpilot, as nossas marcas ocupam uma posição significativamente superior à média dos nossos concorrentes e também à das principais companhias aéreas. O nosso objetivo é alcançar 100% de satisfação do cliente, e ao longo do ano fiscal de 2023 recebemos apenas 0.58 reclamações por cada 100 passageiros que marcaram uma partida connosco, o que reflete o nosso compromisso com a excelência do serviço. Estamos empenhados em continuar a melhorar os nossos produtos e serviços para os nossos 20 milhões de clientes em todo o mundo.”
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