A Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens, continua a percorrer as praias de Portugal com a iniciativa “Reciclar é a Nossa Praia”, em conjunto com a Sailors for the Sea Portugal, para sensibilizar os portugueses para a poluição dos mares e oceanos.
Esta sexta-feira, entre as 11:00 e as 13:00, um grupo de investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) – Universidade do Algarve, vão juntar-se à Novo Verde na Praia de Faro para desenvolver atividades de grupo e completar as iniciativas já previstas na campanha.
A participação do Centro de Ciências do Mar pretende dar a conhecer melhor duas áreas de investigação complementares ao estudo do mar e dos recursos marinhos, das quais se destaca o desenvolvimento de etiquetas inteligentes que permitem informar o consumidor acerca das condições de transporte, embalamento e exposição a que o peixe esteve sujeito e, com isso, ajudar a combater um dos maiores problemas que afetam a população e o meio ambiente.
Com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente, a Novo Verde pretende impactar em especial os mais jovens sobre os comportamentos que devem adotar de forma a evitarem que os seus resíduos de embalagens contaminem os ecossistemas marinhos. As sessões de educação e literacia ambiental serão compostas por diversas atividades lúdicas e pedagógicas. Em paralelo, a população será convidada a participar na atividade de limpeza das praias para garantir o tratamento adequado dos diversos resíduos recolhidos no areal.
Ricardo Neto, presidente da Novo Verde, adianta que “esta ação pretende, além de nos colocar mais próximos da população, dar continuidade à educação ambiental, que é um dos nossos pilares desde o início da Novo Verde. É essencial continuarmos a mobilizar os cidadãos para uma participação ativa no processo de tratamento e reciclagem de resíduos que não podem, de todo, ser abandonados indiscriminadamente, podendo contaminar os ecossistemas e a nossa saúde e prejudicar o Ambiente, do qual fazemos parte. Com foco na reciclagem de embalagens em particular, o principal objetivo é frisar que os mares e oceanos são o destino de grande parte dos resíduos que não são depositados corretamente, realidade que queremos combater, substituindo-a por comportamentos adequados, simples, fáceis e acessíveis a qualquer cidadão.”
Sobre a Novo Verde:
A Novo Verde é uma sociedade gestora de resíduos, responsável pela recolha, valorização e/ou reciclagem de embalagens e resíduos de embalagens. A Licença para exercer a sua atividade data de 25 de novembro de 2016 e foi atribuída pelos Gabinetes dos Secretários de Estado Adjunto e do Comércio e do Ambiente, através do Despacho nº 14202-D/2016. Com base na experiência consolidada em matéria de gestão de resíduos em Portugal e outros países, a Novo Verde amplia a oferta de serviços neste setor, promovendo a integração e envolvimento dos diferentes intervenientes, num sistema simples e transparente.
A entidade introduziu o fator concorrência no mercado nacional de gestão de resíduos de embalagens, com vista à implementação de alternativas e métodos de trabalho eficazes para todos os agentes que fazem parte do sistema integrado da Novo Verde, nomeadamente: embaladores/importadores, fabricantes de embalagens e materiais de embalagem, distribuidores, operadores, sistemas de gestão de resíduos urbanos e consumidores.
Os objetivos nacionais de valorização e reciclagem de resíduos de embalagens correspondem ao previsto para 2011 no Decreto-Lei n.º 366-A/97, de 20 de dezembro, na sua redação atual, no PERSU 2020 e no Despacho n.º 7111/2015, de 29 de junho. A Novo Verde assume o compromisso de cumprir os objetivos de gestão dos resíduos de embalagens decorrentes de embalagens colocadas no território nacional, tendo como referencial a proporção equivalente ao peso das embalagens que lhe são declaradas
Sobre a Sailors for the Sea Portugal:
A Sailors for the Sea foi fundada em 2004 por David Rockefeller Jr. e David Treadway nos Estados Unidos. David Rockefeller Jr., sempre idealizou o fenómeno da sustentabilidade do Oceano e, como tal, lançou o desafio além-mar, primeiramente ao Japão, em 2012, e posteriormente convidando Portugal – Cascais, em 2014, como o porto de abrigo seguinte.
Desde a sua fundação, a Sailors for the Sea Portugal tem como missão a educação para a sustentabilidade do Oceano através da aplicação de três programas-chave: atividades de literacia do oceano, ações de voluntariado ambiental e programa de certificação ambiental Clean Regattas. Pelo programa KELP – Kids Environmental Lessons Plan e o livro infantil ‘A Garrafa Mágica’, a Sailors for the Sea Portugal já sensibilizou mais de 13.000 crianças em várias escolas e movimentos jovens em Portugal. Através de ações de limpeza costeira, já envolvemos mais de 600 voluntários e recolhemos toneladas de lixo marinho.
Mais do que limpar, procuramos alertar para a urgência em alterar hábitos do dia-a-dia que estão a prejudicar o Oceano. Auxiliamos todos os organizadores de eventos náuticos que queriam unir esforços para assegurar a sustentabilidade dos seus eventos.
Através da certificação ambiental Clean Regattas, a Sailors for the Sea Portugal auxilia cada organizador de regatas, a garantir a sustentabilidade do evento. Paralelamente, dinamizamos palestras e talks sobre vários assuntos relacionados com a sustentabilidade do Oceano.