
A Câmara de Silves, em parceira com a Associação Almargem, desenvolveu no final do mês de Novembro trabalhos de vistoria e manutenção dos percursos da Via Algarviana que cruzam o território de Silves, nomeadamente no que diz respeito aos equipamentos fixos instalados, sinalização e visibilidade dos percursos em pontos específicos.
Segundo avança a câmara silvense, “os trabalhos desenvolvidos foram revistos e efectuados trabalhos de manutenção nos sectores 8 (Portela de Messines a SB Messines), 9 (SB Messines a Silves) e 10 (Silves à Foz dos Barreiros), num total de 51,3 kms vistoriados. Foi, também, percorrida e examinada a PR1 SLV – Percurso Cultural de SB Messines (que é uma pequena rota, complementar à Via Algarviana), numa extensão de 12,5 km”.

A intervenção permitiu garantir que todas as condições de segurança e orientação estejam reunidas para os seus utilizadores, numa área que, no concelho de Silves, ultrapassa os 60 quilómetros, utilizados essencialmente em actividades como o pedestrianismo e o BTT.
De salientar que a Via Algarviana é uma Grande Rota Pedestre (GR13) que atravessa todo o Algarve, numa extensão de 300 quilómetros, na sua maioria instalados na Serra Algarvia. O Município de Silves é uma das entidades parceiras deste projecto promovido pela Associação Almargem e pelos Algarve Walkers, e que se traduz na criação de uma rota pedestre entre o Baixo Guadiana e o Cabo de S. Vicente, atravessando o interior do Algarve.