
A primeira estação de bicicletas eléctricas de Lagoa será inaugurada amanhã, quinta-feira, no Largo do Carvoeiro, por Francisco Martins, presidente da câmara local e restante executivo.
Trata-se de uma estação com características únicas no país, sendo as bicicletas accionadas por um cartão electrónico que permitirá a deslocação pelo concelho sem problemas de autonomia, uma vez que em Ferragudo e Porches – Senhora da Rocha funcionam mais duas estações onde poderão ser carregadas as baterias ou trocadas as bicicletas.
Assim, pelas 10 horas, a comitiva ciclista sairá de Carvoeiro em direcção a Lagoa, passando em frente ao edifício da câmara local e rumará ao Estádio Municipal de Estômbar para a inauguração de mais um exemplo do querer dos lagoenses ao votarem a escolha de uma parede de escalada para a prática da modalidade com os requisitos exigidos para provas oficiais.
“Francisco Martins – que, desde a sua tomada de posse, prometeu dar a palavra aos cidadãos de Lagoa quanto à gestão de uma parte do orçamento para motivar uma cidadania activa e atenta às necessidades mais prementes no concelho – implementou a figura do Orçamento Participativo logo no primeiro ano do seu mandato”, pode ler-se no comunicado de imprensa enviado pela autarquia lagoense.
Com três edições do Orçamento Participativo já concretizadas, a Câmara investiu 900 mil euros em 18 obras escolhidas e votadas em encontros anuais com a população lagoense, em seis localidades do concelho, numa votação final em que participaram 2.156 pessoas.
Para 2017, a Câmara de Lagoa continuará a manter o perfil do actual Orçamento Participativo – tendo-lhe atribuído mais uma vez o valor de 300 mil euros – para o que chamará os cidadãos a pronunciarem-se sobre o que querem ver implementado para a sua melhor qualidade de vida neste concelho que atravessa uma grande dinâmica de desenvolvimento.