A Andaluzia, região espanhola, quer que Portugal, de forma temporária, ceda alguma água da barragem do Alqueva, situada no Alentejo, a cerca de 30 quilómetros da fronteira. O objetivo da cedência é tentar luta contra a seca extrema que aquela zona de Espanha atravessa.
O Governo Regional da Andaluzia, de acordo com o El Confidencial, pretende uma cedência temporária de recursos enquanto se soluciona o problema de investimentos que tem dividido a região, que é a mais afetada pela seca, e o Governo central.
A mesma fonte explica que “há anos que a Andaluzia pede ao Estado mais investimentos em obras hidráulicas para garantir o abastecimento de água. A comunidade é a mais afetada pela falta de precipitação e tem a província de Huelva, com o Parque Nacional de Doñana e uma grande dependência do setor agrícola, como exemplo paradigmático dos efeitos da seca”.
Segundo o site espanhol, a barragem do Alqueva é a barragem mais importante da Europa ocidental e tem capacidade para armazenar “mais do que todas as barragens andaluzas juntas”. A barragem do Alqueva pode juntar até 2.834 hectómetros cúbicos de água. Já todas as barragens da Andaluzia juntas apenas se ficam pelos 2.122 hectómetros cúbicos.
O Governo da Andaluzia tem a intenção de utilizar a água fornecida por Portugal para apoiar os agricultores locais.
O El Confidencial lembra que a Convenção de Albufeira, um acordo assinado entre Portugal e Espanha em 1998, prevê a disponibilização de água “como uma medida excepcional”.
Leia também: Apesar da seca, produção vitivinícola no Algarve aumenta 5%