O treinador algarvio João Paulino, da associação Iron Dog Algarve, sediada em Loulé, sagrou-se, no passado sábado, Campeão Nacional de Pistagem IFH3, ao lado de um cão da raça Kelpie. Este feito ganha especial destaque por ser alcançado numa modalidade onde as raças mais utilizadas são pastores alemães e pastores belgas malinois, tornando a conquista com um cão de pastoreio altamente improvável.
A modalidade IGP-IFH, organizada em Portugal pelo Clube Português de Canicultura sob a supervisão da Federação Cinológica Internacional, exige do cão seguir 1800 pegadas deixadas três horas antes, num rasto que inclui grandes retas, diferentes tipos de ângulos, rastos falsos e objetos deixados ao longo do caminho, os quais o cão deve encontrar e indicar. Durante a prova, o guia conduz o cão por uma trela a 10 metros de distância.

Esta prática, semelhante ao trabalho realizado em busca e salvamento, requer capacidades olfativas extraordinárias, concentração e resistência, já que o cão precisa de percorrer cerca de dois hectares de terreno ao ar livre, seguindo cada pegada com precisão. Apesar de praticada em Portugal há cerca de 25 anos e há muitas décadas noutros países europeus, a modalidade ainda é pouco conhecida, o que torna a sua promoção essencial para atrair novos adeptos interessados em estimular as capacidades olfativas dos seus cães.
João Paulino já tinha feito história em novembro de 2024, ao vencer o campeonato mundial dos boxers, ATIBOX – Association Technique Internationale du Boxer, realizado no norte de Espanha. Conquistou o título de IGP1 Winner com a cadela Babilónia of Iron Kingdom, que foi criada, treinada e conduzida por si. A modalidade IGP (International Gebrauchshund Prufung) avalia os cães em três áreas: pistagem, obediência e proteção, sendo considerada um dos desportos mais completos para cães.

Sobre a escolha de competir com raças pouco usuais, como Kelpies e Boxers, João Paulino afirmou que “é mais desafiante”, embora tenha começado com pastores alemães e pastores belgas malinois, pelas quais mantém grande admiração. “Todos os cães são interessantes e têm as suas particularidades. O importante é entender como potenciar ao máximo as suas capacidades inatas, estimulando-os de forma correta, seja para desporto ou companhia”, sublinha o treinador.
João Paulino é presidente da Iron Dog Algarve, fundada em 2016, e o seu mais antigo treinador. É também um dos primeiros profissionais certificados para o treino de Cães de Raças Potencialmente Perigosas em Portugal. A sua equipa multidisciplinar inclui biólogos, zootécnicos, veterinários e especialistas em bem-estar animal, refletindo um compromisso contínuo com a formação e a evolução na área do comportamento canino.
Leia também: Estas aplicações do telemóvel podem esvaziar a sua conta bancária: veja como se proteger



