O horizonte de Vilamoura vai ganhar cor e movimento com mais de 350 embarcações ao longo dos três dias das tradicionais Regatas de Carnaval, o maior e mais antigo evento de vela ligeira da Península Ibérica.
Depois da celebração da 50.ª edição, no ano passado, o Torneio de Carnaval inicia agora um novo ciclo, com um futuro promissor, a avaliar pelo elevado número de inscritos.

A competição contará com sete classes – Optimist, Optimist Júnior, ILCA4, ILCA6, ILCA7, Snipe e 420 –, que estarão divididas por três campos de regata. Como tem sido habitual, a frota de Optimist será a mais numerosa, com cerca de 150 barcos em competição.
Este ano, o Torneio de Carnaval ganha ainda mais relevância, uma vez que será nestas mesmas águas de Vilamoura que, em dezembro, se realizará o Campeonato do Mundo da Juventude. A prova internacional, considerada como uns “mini Jogos Olímpicos” da vela, reúne classes que preparam os jovens velejadores para as futuras competições olímpicas. Por isso, muitos atletas internacionais irão participar nas Regatas de Carnaval já a pensar na sua preparação para o Mundial.
A participação espanhola volta a ter grande destaque, com várias dezenas de velejadores, principalmente na classe Optimist. No total, estarão representados 17 países, sendo que a Espanha surge como a segunda nação com mais participantes, logo a seguir a Portugal.

A nível nacional, o Torneio de Carnaval inclui também provas de apuramento para os rankings das classes 420, ILCA4, ILCA6 e ILCA7.
Organizado pelo Clube Internacional da Marina de Vilamoura, com o apoio do Capable Planet Clube Náutico, o Torneio Internacional de Vela do Carnaval faz parte da história do desporto em Portugal. Criada em 1974, esta competição tem marcado gerações de velejadores, sendo um momento simbólico que assinala o início de um novo ciclo de desafios e competições.
O 51.º Torneio Internacional de Vela do Carnaval conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, Inframoura, Marina de Vilamoura, Vilamoura World, Federação Portuguesa de Vela, Associação Regional de Vela do Sul, IPDJ, Prow Group e D. Pedro Hotels.
Leia também: Adeus balde e esfregona: Aldi apresenta mopa com spray que deixa o chão de casa a brilhar por menos de 10€