Todos os anos decorre uma gala onde alguns restaurantes portugueses são galardoados com uma Estrela Michelin. As Estrelas Michelin destacam os estabelecimentos da seleção do Guia que oferecem as melhores experiências gastronómicas e o prémio é apenas atribuído com base na qualidade da cozinha oferecida por um restaurante num determinado momento.
Este ano, oito novos restaurantes ganharam uma Estrela Michelin, mas nenhum deles fica no Algarve. Aliás, nenhum destes oito restaurantes está situado a sul do Tejo. Quem recebeu “uma notícia menos boa no meio de outras piores” foi o famoso chefe Ljubomir Stanisic, que viu o seu restaurante, 100 Maneiras, perder a Estrela Michelin. O chefe jugoslavo recebeu a notícia na manhã da gala que decorreu na Alfândega do Porto.
Vários restaurantes no Algarve mantêm-se com Estrela Michelin
Quanto ao Algarve, saiba que são vários os restaurantes que continuam a exibir uma, ou até duas Estrelas Michelin. Falamos do Ocean (do chef Hans Neuner, na Vila Vita, em Alporchinhos, Lagoa) e Vila Joya (Dieter Koshina, Albufeira), ambos com duas estrelas, o A Ver Tavira (Luis Brito, Tavira), Al Sud (Louis Anjos, Palmares, Lagos), Bon Bon (José Lopes, Carvoeiro, Lagoa), Gusto (Heinz Beck, no Conrad Algarve, em Almancil, Loulé) e ainda o Vista (João Oliveira, no Hotel Bela Vista, na Praia da Rocha, Portimão), todos com uma estrela.
Relacionados: Esta aldeia do Guadiana está submersa há mais de 20 anos, mas os habitantes ainda pagam IMI
No entanto, na gala de 2025 do Guia Michelin, o Algarve esteve em destaque, sobretudo, quando Nelson Marreiros venceu o prémio de “Melhor Chefe de Sala”. Segundo o Guia Michelin, Nelson Marreiros, chefe de sala do restaurante Ocean, em Porches, no Algarve, “recebe este prémio pela sua excecional arte de bem servir, elevando a proposta gastronómica do chef Hans Neuner com o máximo profissionalismo e proporcionando uma experiência inesquecível”.
De salientar que o restaurante encontra-se dentro do Vila Vita Parc Resort e ainda não abriu portas em 2025. A abertura do restaurante está marcada para o próximo dia 5 de março, quarta-feira, depois de “uma revigorante pausa de inverno para preparar um novo e excitante menu”.
“Expedição pela Ásia” é o nome do novo menu
O menu promete levar os clientes que se sentarem nas mesas do Ocean numa viagem pelo continente asiático, já que este adotou o nome de “Expedição pela Ásia”. O preço do menu está fixado nos 275 euros por pessoa e pode contar com mais de uma dezena de momentos.
Leia também: O que fazer se o multibanco engolir o seu cartão? É desta forma que pode resolver o problema