A região do Algarve tem muitos locais paradisíacos. Na hora de marcar um hotel para as férias, há quem prefira um quarto com vista para o mar, mas há também quem tenha preferência por um apartamento com vista cidade ou vista serra. Diz-se que há alojamentos para todos os gostos no Algarve, mas a verdade é que há um local em particular muito procurado por turistas e onde não existe um único hotel.
Neste local do Algarve, o turismo de massas não existe e o mais provável é continuar a não existir por não haver hotéis. Ali vive-se uma vida tranquila, sem carros e emissões de carbono. A pé ou de bicicleta, na ilha que se vê a partir de Olhão, circula-se pelas passadeiras de pedra construídas por cima da areia. Estamos a falar da ilha da Armona, um dos poucos locais no Algarve onde o barulho dos carros é substituído pelos sons da natureza.
Para chegar à ilha terá de apanhar o barco em Olhão
Se quiser fazer uma visita à ilha da Armona, basta apanhar o barco que sai de Olhão e percorre um troço da Ria Formosa até chegar ao cais da ilha. A viagem demora cerca de 15 minutos e os horários variam consoante a época do ano. Enquanto nos meses mais frios não existem muitos barcos, durante o verão, o horário é alargado.
Relacionados: Esta aldeia do Guadiana está submersa há mais de 20 anos, mas os habitantes ainda pagam IMI
De qualquer forma, se quiser visitar a ilha sem se preocupar com horários, saiba que pode optar pelos Barcos-Taxi, ao invés da carreira pública. É que os primeiros fazem o trajeto entre Olhão e a Armona à hora que quiser. No entanto, o valor do bilhete é mais elevado do que o da carreira pública.
Não há hotéis, mas existe um parque de campismo
Quanto aos alojamentos, o que se sabe é que muitos turistas procuram a ilha da Armona para fazer férias, contudo, na ilha não existem hotéis. Existe sempre a opção de alugar uma casa completa através do Airbnb, por exemplo, ou de pernoitar no parque de campismo, que já foi distinguido pela imprensa espanhola como um dos “mais originais do mundo”.
O Parque de Campismo Orbitur encontra-se a 200 metros da praia e tem à sua disposição bungalows, tanto para duas pessoas, como para quatro ou até cinco hóspedes. O espaço abre no próximo dia 28 de fevereiro e encontra-se disponível para reservas até ao dia 12 de outubro. No que diz respeito aos preços, conte gastar pelo menos 178 euros numa estadia de duas noites para duas pessoas, no mês de março. Já no verão, o valor das estadias sobe significativamente.
Leia também: Adeus balde e esfregona: Aldi apresenta mopa com spray que deixa o chão de casa a brilhar por menos de 10€