Já há muitos anos que não são só os portugueses que aproveitam as férias de verão para vir até ao Algarve. Enquanto os portugueses ‘contentam-se’ com o facto de terem praias com águas cristalinas tão perto de casa, mesmo vivendo longe, são muitos os estrangeiros que não abdicam de uns dias de férias na região sul de Portugal. No verão as praias enchem-se de dia e as ruas das principais cidades algarvias ficam muito movimentadas de noite.
A grande animação noturna promovida sobretudo nos meses de verão no Algarve atrai muitos turistas e os excessos acabam por estar sempre presentes. Foi precisamente para minimizar os comportamentos decorrentes desses excessos que a Câmara Municipal de Albufeira criou um Código de Comportamentos, cujo aviso de consulta pública já costa no Diário da República.
Em breve vai passar a ser proibido dormir na rua, “urinar, defecar, cuspir” ou até “depositar ou abandonar qualquer tipo de equipamento utilizado para transporte de bens ou produtos (nomeadamente, carrinhos de supermercado/hipermercado e similares), fora dos espaços reservados”.
Relacionados: Conheça as regras em vigor nas bombas de gasolina que muitos condutores não cumprem
De acordo com o mesmo documento, também passará a ser proibido o uso de “biquíni, triquíni, fato de banho e similares, calção e cueca” na via pública, esplanadas e estabelecimentos com vista da rua. Neste caso, o valor da multa começa nos 300 euros e pode ir até aos 1.500 euros. De qualquer forma, nas praias e respetivos parques de estacionamento pode continuar a usar biquíni, triquíni e fato de banho.
O Código de Comportamentos do Município de Albufeira já aprovado também não permite o consumo de bebidas alcoólicas na rua, assim como a exibição de órgãos sexuais, e a multa pode ir até aos 1.800 euros.
Na Hungria também se fala das novas restrições em Albufeira
A notícia que começou também a circular na imprensa estrangeira, nomeadamente em Espanha e Reino Unido, já chegou também à Hungria. O portal húngaro, Drive, fez referência ao Código de Comportamentos do Município de Albufeira e no mesmo artigo explica as razões pelas quais se deve visitar Albufeira. “Além do relaxamento, há também a oportunidade de entretenimento graças à vibrante vida noturna”, lê-se no Drive.
Leia também: Adeus balde e esfregona: Aldi apresenta mopa com spray que deixa o chão de casa a brilhar por menos de 10€