A Algar e a Entrajuda associam-se todos os anos à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR), incentivando a prevenção de resíduos, através da promoção de uma campanha de angariação de brinquedos usados (bonecos, bolas, livros, jogos, cds, entre outros). Este ano, para além dos brinquedos, a iniciativa promove ainda a angariação de roupas usadas para crianças.
Em 2021, a SEPR decorre entre 20 a 28 de novembro, e terá como temática central as “Comunidades Circulares”.
“O objetivo deste ano é alertar para a necessidade de agirmos em conjunto, para prevenir a produção de resíduos, incentivando, por exemplo, o desenvolvimento de ações de solidariedade e colaboração entre pessoas, numa sociedade que deixa de produzir resíduos para promover uma economia circular”, explica a Algar em comunicado, acrescentando que “a produção e o consumo sustentáveis só serão possíveis se concedermos aos produtos e/ou objetos, períodos de vida útil alargados, ou seja, se forem reutilizados, reparados, alugados, adquiridos em segunda mão e/ou compartilhados”.
Todas estas medidas reduzem a necessidade de nova produção e, consequentemente, a quantidade de matéria prima durante a sua fabricação.
A campanha, intitulada “Recolha Solidária de Roupas e Brinquedos”, vai decorrer em todas as instalações da Algar (www.algar.com.pt), até final do mês de novembro.
Todos os materiais angariados, estando em bom estado de conservação, serão entregues às famílias com dificuldades financeiras, apoiadas pela Instituição de Solidariedade Social Entrajuda.