As candidaturas para o Prémio Manuel Gomes Guerreiro decorrem até 26 de julho. Com este prémio, em homenagem ao primeiro reitor da Universidade do Algarve, pretende-se galardoar uma obra publicada, livro ou tese de doutoramento, que contribua para o desenvolvimento científico numa das áreas de conhecimento da Academia.
Organizado pela Universidade do Algarve, com o patrocínio da Câmara Municipal de Faro e da Câmara Municipal de Loulé, o prémio tem um valor pecuniário único de 10 mil euros.
Presidido pelo vice-reitor da UAlg para a Investigação e Cultura, Nuno Bicho, o júri da edição de 2024 é composto por três antigos reitores, Ana da Costa Freitas (reitora da Universidade Évora de 2014 a 2022); António Fontainhas Fernandes (reitor da Universidade de Trás-os-Montes de 2013 a 2021); João Luís Gaspar (reitor da Universidade dos Açores de 2014 a 2022); e pelos professores eméritos da Universidade do Algarve, João Albino Silva, Maria Teresa Dinis e Pedro Ferré.
“A concurso serão admitidos autores de qualquer nacionalidade, procurando-se, particularmente, estimular os jovens investigadores”, refere a UAlg em comunicado.
Cada candidato só poderá submeter “um trabalho que tenha sido publicado no ano de edição do concurso ou no ano antecedente, e que não tenha sido premiado anteriormente. Caso o candidato se apresente ao concurso com uma tese de doutoramento, esta só será aceite se estiver concluída, defendida e aprovada”.
Os trabalhos apresentados a concurso têm que ser obrigatoriamente redigidos em língua portuguesa ou inglesa. O prémio será entregue em dezembro, de cada ano civil, na cerimónia pública do Dia da Universidade.
O “Prémio Professor Manuel Gomes Guerreiro” foi apresentado publicamente no dia 24 de janeiro de 2019, altura em que o reitor da UAlg, Paulo Águas, lembrou que “as instituições têm que ter memória para ter futuro”, recordando o ilustre professor e investigador, primeiro Reitor da Universidade do Algarve, na comemoração do centenário do seu nascimento.
Para saber mais informações sobre o prémio e a candidatura basta clicar aqui.
Leia também: Estas são as cinco praias com a água mais quente do Algarve