O Cineclube de Tavira prossegue a sua programação no Teatro Municipal António Pinheiro, com duas sessões agendadas para as próximas quartas-feiras de novembro.
Em nota, o Cineclube informa que “nesta quarta-feira, 12 de novembro, não haverá sessão”, sendo que as exibições regressam no dia 19 de novembro, com o filme “Foi só um acidente”, do realizador Jafar Panahi.

A sessão está marcada para as 20:00, apresentando uma ficção franco-iraniana-luxemburguesa de 2025, com 105 minutos de duração e classificação M/12, exibida em versão original farsi com legendas em português.
Segundo a sinopse, “Vahid, um mecânico azerbaijano, já foi preso pelas autoridades iranianas e interrogado com os olhos vendados. Certo dia, um homem chamado Eghbal entra na sua oficina. Vahid acha que o reconhece. Entre o suspense da situação e momentos inesperados de humor, mistério e comédia entrelaçam-se nesta história surpreendente.”
A obra, distinguida com a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2025 e o Prémio de Melhor Filme no Festival de Sydney 2025, é um dos grandes destaques da temporada cinematográfica.

A programação de novembro do Cineclube encerra no dia 26, com a exibição de “Les Amandiers”, realizado por Valeria Bruni Tedeschi, uma ficção francesa de 2022 com 126 minutos e classificação M/14.
Inspirado nas memórias da própria realizadora, o filme retrata a juventude parisiense do final dos anos 80. “Stella, Victor, Adèle e Étienne, jovens de apenas 20 anos, são admitidos numa das mais prestigiadas escolas de teatro de França, Les Amandiers, fundada por Patrice Chéreau. Entre ensaios, paixões e descobertas, vivem os primeiros passos das suas carreiras e da própria vida, num tempo em que a cultura fervilhava de mudanças”, refere a sinopse.
“Les Amandiers – Jovens para Sempre” integrou a Seleção Oficial em Competição do Festival de Cannes 2022 e o Festival de Sevilha 2022, tendo ainda recebido o César de Melhor Promessa Feminina para Nadia Tereszkiewicz.
Leia também: Para breve em Portugal? A partir desta idade já não se pode conduzir estes veículos noutro país da UE
















