O Teatro Municipal António Pinheiro, em Tavira, recebe nos dias 15 de novembro (21:30) e 16 de novembro (17:00) o espetáculo “Ponte Invisível”, uma criação artística e comunitária que reúne em palco a Associação VO’arte, através da Companhia CIM – Companhia de Dança, a Banda Musical de Tavira, a Fundação Irene Rolo e a D Dance Company.
O Município sublinha que esta performance “surge no âmbito do projeto artístico e comunitário ‘Dançar com a diferença em Tavira’, aprovado ao abrigo do Programa Operacional Algarve 2030, e visa promover a inclusão social por meio da arte e do movimento, valorizando a participação ativa de pessoas com e sem deficiência no processo criativo”.
O espetáculo constrói-se a partir de movimentos “criados com e para as pessoas”, evocando uma alegoria de caminhadas que se encontram “sobre uma ponte invisível, onde não existem lados, nem fronteiras, nem ‘eu’ e ‘o outro’, nem ‘eles’ e ‘nós’”.
“A ponte é a passagem – o espaço simbólico para chegar à celebração do movimento, do som e da imagem do todo”, refere a autarquia, descrevendo uma “caminhada quase infinita, onde os encontros fazem nascer o inesperado, comemorando a vida”.
Segundo o Município de Tavira, o processo criativo deu origem a múltiplos registos fotográficos e vídeo que compõem a exposição “Reflexos”, patente no foyer do Teatro Municipal entre 15 de novembro e 15 de dezembro, de terça-feira a sábado, das 10:30 às 13:00 e das 14:00 às 17:30.
A entrada é gratuita, sendo necessário o levantamento prévio de bilhetes (máximo de dois por pessoa) a partir de 13 de novembro, limitado à lotação da sala. O espetáculo tem classificação M/6 e duração aproximada de 75 minutos.


















