O livro “Vítor José Cabrita Neto – Uma Não Biografia”, da autoria da historiadora Maria João Raminhos Duarte, vai ser lançado na próxima sexta-feira, pelas 18:30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Silves, contando com a apresentação pelo Professor Emérito da UAlg, Doutor João Guerreiro.
A Câmara Municipal de Silves, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974 – Dia da Liberdade, com “o propósito de reconhecer e notabilizar a importância do papel desempenhado por Vítor Cabrita Neto, na resistência antifascista, na construção da democracia e de uma sociedade mais justa, coesa e desenvolvida, decidiu levar a prelo o livro “Vítor José Cabrita Neto – Uma Não Biografia”, narrativa biográfica através da qual o Município pretende “destacar e evidenciar o reconhecido e notável percurso do biografado, personalidade que muito nos orgulha pelo esforço e trabalho exercidos no âmbito do interesse comum e das causas locais, regionais, nacionais e internacionais”.
“Vítor Cabrita Neto, cuja infância foi passada na freguesia silvense de São Bartolomeu de Messines, é uma figura de destaque na história contemporânea nacional”, refere a autarquia em comunicado.
A sua atuação foi relevante “não apenas na Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974 mas, também, na promoção e desenvolvimento do Turismo em Portugal, especialmente na sua amada região do Algarve”.
Vítor Cabrita Neto desempenhou um importante papel na Revolução dos Cravos
Como membro ativo do movimento antifascista, Vítor Cabrita Neto desempenhou “um importante papel na Revolução dos Cravos, que pôs fim a décadas de ditadura e abriu caminho para a democracia em Portuga”l.
A sua dedicação e coragem foram fundamentais para o sucesso da implantação da democracia, tendo a sua conduta sido fortemente marcada pela sua luta pela cidadania plena dos Portugueses.
Vítor Cabrita Neto continuou a sua carreira pública com a “mesma paixão e determinação” que demonstrou durante a Revolução de Abril.
Como secretário de Estado do Turismo foi “um visionário que compreendeu a importância do Turismo como motor de desenvolvimento económico e social”.
Durante o seu mandato, implementou “políticas inovadoras e estratégias que modernizaram o setor, posicionando Portugal como um destino turístico de excelência”.
Além do seu papel no Turismo, Vítor Cabrita Neto dirige o Grupo Teófilo, importante instituição empresarial da região, e tem contribuído significativamente para o desenvolvimento do setor empresarial algarvio como presidente do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, trabalhando incansavelmente para a promoção e desenvolvimento económico da região, apoiando as empresas locais e incentivando a inovação e a competitividade.
“A sua vida e obra são exemplos de dedicação ao serviço público, de coragem em tempos de mudança e de visão estratégica em momentos de desenvolvimento”, conclui o Município de Silves.