O Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Portimão 2024-25 continua a avançar com sucesso, com mais um dos projetos vencedores prestes a ser concretizado. A iniciativa “Famílias em Movimento”, apresentada pelos jovens Pedro Bica e Inês Bica, vai sair do papel nos meses de novembro e dezembro, promovendo atividades desportivas e de convívio dirigidas a toda a comunidade.
Segundo a Câmara Municipal de Portimão, o projeto — o terceiro mais votado no OPJ 2024-25 — pretende “promover o desporto, o convívio, o lazer e a atividade física realizada de forma lúdica”, através de jogos e desafios acessíveis a todas as idades e capacidades físicas. A iniciativa vai decorrer em três sessões: 23 e 30 de novembro e 21 de dezembro, com uma em cada freguesia do concelho.

“A proposta dos dois jovens centra-se na promoção do desporto, do convívio, do lazer e da atividade física realizada de forma lúdica, não faltando circuitos de obstáculos, jogos de equipa e ações recreativas”, destacou o Município.
A primeira sessão acontece a 23 de novembro, das 9h00 às 12h30, no Complexo Desportivo e Parque Infantil da Mexilhoeira Grande, com jogos ao ar livre e estações de destreza, pontaria e coordenação. O evento termina com atividades aquáticas e insufláveis. A segunda sessão realiza-se a 30 de novembro, na Piscina Municipal de Portimão, e a última a 21 de dezembro, em Alvor, com atividades no Complexo Desportivo.
Os jovens autores da proposta decidiram ajustar o formato inicial, devido ao ingresso no ensino superior, mas contaram com o apoio da Câmara Municipal para garantir a concretização do projeto.
“Os jovens mostraram maturidade e disponibilidade para adaptar o plano, evitando defraudar as expetativas de quem elegeu esta ideia. A autarquia apoiou-os neste processo pedagógico”, sublinhou o Município.

O OPJ Portimão 2024-25 soma assim mais um projeto concretizado, depois do sucesso da “Suprime – Feira Cultural e Gastronómica”, realizada em outubro junto à Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes. Idealizada por Gil Andrade e Júlio César, a feira foi a mais votada da primeira edição, tendo registado grande adesão do público jovem e promovido a valorização da diversidade cultural.
Com dois projetos em execução — “Suprime” e “Famílias em Movimento” —, o programa entra na reta final da sua primeira edição. As outras propostas vencedoras — “Portimão Parkour Park” e “Bebedouros Públicos” — estão também em fase de desenvolvimento, em parceria entre os jovens e a autarquia.
“Uma marca do Orçamento Participativo Jovem de Portimão é que são os próprios proponentes a tomar a dianteira, gerindo todas as etapas do processo, desde a conceção à concretização, com o apoio técnico e logístico da autarquia”, frisou o Município.

A segunda edição do OPJ, referente ao biénio 2025-2026, já se encontra em fase de análise técnica de propostas. Até janeiro de 2026, as ideias serão avaliadas e, posteriormente, submetidas a votação pública entre os jovens. Os quatro projetos mais votados receberão 25 mil euros cada, num investimento total de 100 mil euros por parte do Município.
O Orçamento Participativo Jovem de Portimão insere-se na Estratégia Local para a Juventude 2020-2030, promovendo o envolvimento dos jovens na vida pública e nas decisões locais.
Toda a informação sobre o programa está disponível em https://opjportimao.pt, e os interessados podem obter esclarecimentos adicionais através do e-mail [email protected] ou pelos telefones 282 470 797 / 282 248 519.

















