Não é só no Algarve que existe a famosa lagarta do pinheiro, mas sim um pouco por todo o país. Trata-se de um inseto que vive vários meses nas copas das árvores, passando por diferentes fases ao longo da vida, e chama-se lagarta do pinheiro porque se alimenta das agulhas dos pinheiros, para além de fazer ali o seu ninho. Durante alguns meses do ano, as lagartas descem das árvores e deslocam-se pelo solo, podendo entrar em contacto com o ser humano.
Se uma simples aproximação à lagarta do pinheiro pode ser perigosa, o contacto direto com a mesma pode ter consequências ainda mais gravosas. É que a lagarta do pinheiro provoca alergias a quem contacta com ela, sendo que a gravidade da alergia depende do tipo de contacto e da sensibilidade de cada pessoa a alergias.
Estas tanto podem manifestar-se ao fim de poucos minutos ou horas depois e provocar efeitos ao longo de várias horas ou mesmo dias. Os sintomas mais comuns, segundo avança a CUF, são a irritação cutânea com comichão ou ardor, eritema, pele vermelha, edema, inchaço, irritação ocular, tosse e dificuldade em respirar, em caso de inalação. Fala-se em inalação, uma vez que as lagartas têm pelos que se soltam com o seu movimento e que se podem deslocar pelo o ar com a força do vento.
Visto que se está a aproximar o período em que este inseto desce das árvores, neste caso dos pinheiros, o município de Lagoa, no Algarve, está a iniciar um tratamento preventivo contra a lagarta do pinheiro em parques, jardins, escolas e espaços de recreio infantil. O Algarve Marafado cita a autarquia, que sublinha que o controlo será feito através da técnica de endoterapia, que consiste na injeção de substâncias ativas no tronco dos pinheiros, evitando a necessidade de pulverizações e protegendo o meio ambiente.
Refere a mesma fonte que todos os proprietários de pinheiros devem realizar o tratamento preventivo nesta altura do ano, de forma “a evitar riscos para a saúde pública, especialmente para crianças e animais domésticos”.
Leia também: A praia espanhola mais próxima do Algarve, um pequeno paraíso aqui ao lado